Origem e Desenvolvimento da Cultura Helênica.

Acepção técnica o helenismo foi criado pelo grande pensador, professor alemão: J. G. Droysen, significando, portanto, como formulação morfológica da cultura grega antiga.

A grande síntese em questão, com o pensamento antropológico oriental. Fato que aconteceu antes do domínio político de Alexandre o Grande.

Devido às invasões bárbaras no mundo grego, havendo continuidade posteriormente, com maior afinco epistemológico.

Pelo ano 332, antes de cristo, com o estabelecimento do grande Império sobre seu comando, no oriente, começou a elaborar a cultura helênica.

Com a morte de Alexandre, os sucessores, pois seu reino foi divido entre seus generais: Ptolomeu no Egito, Seleuco na Síria e Mesopotâmia.

Porém, antes Alexandre tinha construído a hegemonia, não apenas politicamente, no entanto, militar, cultural e linguístico. Fazendo uso do grego, como idioma do Império.

Houve uma grande unificação, imposição de uma moeda única, um Estado político apenas, na liderança de Alexandre. O Império teve pequena duração, Alexandre ao morrer jovem, o mesmo foi dividido entre forças militares.

No entanto, a influência da cultura helênica, durou muitos anos, atingindo uma vasta região: Mesopotâmia, Egito, Ásia menor, Síria e Palestina.

Do ponto de vista da Filosofia propriamente, a periodização chegou a Santo Agostinho, com a criação da Patrística, anos de 340 a 453, depois de cristo. Posteriormente, a Escolástica de São Tomás de Aquino anos de 1225 a 1274.

Portanto, significa que a cultura helênica, alcançou o mundo romano, prevalecendo até o grande Império Romano. Com efeito, a importância do valor dos estudos ocidentais.

Dois grandes pensadores desse período, o primeiro deles Plotino, escreveu entre os anos 205 a 270, depois de cristo, Sexto Empírico, pensador do século II, representante do ceticismo, ambos escreveram seus trabalhos em grego.

Sendo que eles viveram boa parte de suas vidas na cidade de Alexandria. Com efeito, nesse mesmo período possibilitaram o desenvolvimento das Filosofias estoicas e epicuristas.

Por outro lado, o movimento que surgiu no ocidente, denominado de cristianismo, o que poderia ser entendido como fim do helenismo, entretanto, não foi, pois o referido conservou como fundamento para fé cristã, os preceitos do helenismo.

Entretanto, qual foi o centro produtor da Filosofia helênica, não tanto o mundo grego propriamente, no sentido clássico da etimologia, a cidade de Alexandria, fundada por Alexandre.

Mais tarde, a cidade foi reconhecida como capital do reino grego no Egito, governada por Ptolomeu. Com efeito, a cultura helênica formatou-se ao ser difundida além dos limites do território conquistado.

Tarefa fundamental, no princípio, resultada do empenho da conquista de Alexandre. O processo mimético construído do encontro com outras culturas.

Desse modo, desencadeou-se o mecanismo cognitivo sincrético, o que facilitou na criação e efetivação da etimologia denominada de helenismo.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 07/05/2015
Código do texto: T5234224
Classificação de conteúdo: seguro