Filogética e Ontogenética em Vygotsky.

Teoria de Vygotsky.

A cultura faz parte da natureza do homem e do processo histórico, molda o funcionamento psicológico humano. A cultura se desenvolve ao longo da evolução do homem. A Teoria da Evolução de Charles Darwin.

O que é determinado pelo termo técnico, Filogenético o desenvolvimento da espécie. Por outro lado, ontogenética, ou seja, o desenvolvimento do sujeito, o que se refere especificamente ao mundo da cultura. Desse modo o ser humano é membro de uma espécie biológica, que desenvolve no interior de um grupo de natureza cultural.

Com efeito, o homem é o resultado de uma dupla natureza: biológico e social. A dupla natureza do ser humano, segundo Vygotsky revela se pela constituição do cérebro, que foi entendido posteriormente pela neurociência, Antonio Damásio, as estruturas de memória do cérebro.

O cérebro tem uma dupla estrutura herdada geneticamente que é comum a espécie. Mas o que é genético molda se com a realidade.

As experiências socioculturais dos sujeitos.

Motivo pelo qual considera a estrutura o cérebro está disposto à construção e aprendizagem. O desenvolvimento psicogenético depende do contexto sociocultural, Vygotsky.

O desenvolvimento da construção do saber depende dos instrumentos e dos sistemas simbólicos. A relação do homem com os objetos, mediada pelos sistemas simbólicos.

Professor: Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 18/09/2015
Código do texto: T5386893
Classificação de conteúdo: seguro