MEUS N E T I T OS SOPHIA E VINÍCIUS LEEM "A PEQUENA SOPHIE", DE MARCELA RE RIBEIRO




«A PEQUENA SOPHIE»: OBRA MAIÚSCULA

 
 
 
      A história/conto/romance de Marcela Re Ribeiro é um doce de leitura. Na verdade, um infantojuvenil maiúsculo, bastante adulto, no sentido de obra escrita com muito esmero e no melhor estilo.
 
      Tão logo comece a ler o pequeno-grande livro, você monopolizará a leitura de «A Pequena Sophie», de ponta a ponta e de fio a pavio, sem dúvida nenhuma, porque se trata de uma viagem salutar e lúdica.
 
      Uma narrativa singela, fácil, porém esculpida em linguagem escorreita, bem asseada, clara e com primorosa e acertadíssima escolha vocabular.  
 
      O livro traz, a partir da bela capa, como personagem central, uma linda, vivaz e inteligente guria de apenas seis anos, filha de abastados nobres do sul da França.
 
      Apesar de habitar em um castelo, recheado de primícias e conforto, a sensível garotinha Sophie, arrecada para si as atenções e amizades das crianças simples e pobres das cercanias da faustosa herdade dos pais.
 
      Sophie é uma menina sociável e alegre; sociável e cativante. Tanta e tamanha é a ternura da alminha meiga e humana da garota, que não há como você, caro leitor das minhas garatujas, não ir – com toda a motivação – até o fim da saborosa leitura desse conto fantástico de Marcela Re Ribeiro.
 
      Com ilustrações primorosas e uma disposição gráfica magistral, existem no livro um desfilar de valores humanos, lições de ética da vida solidária e compartilhada, sem preconceitos nem discriminações. Tudo, tudo, nessa obra maiúscula, de paginação tão comedida, tem as feições de um gigantesco e aprazível recreio.
 
      «A Pequena Sophie» enternece pelo humanismo, até liricamente poético, de sua personagem central. Sentimentos de solidariedade e ajuda mútua, convívio social e misericórdia, ante as tristezas e dramas das outras crianças pobres, tudo aí, nas páginas do opúsculo, se entremeia com imensa harmonia.
 
      E, como antes que eu lesse a belíssima obra, me adiantou a própria autora, fazendo coro com o médico que prefaciou o livro, o Dr. Levi Madeira, eis “Um conto infantojuvenil apropriado para todas as crianças – de 1 a 100 anos” (grifo nosso) “de idade...”.
 
      Sucesso também maiúsculo, e líquido e certo, com a publicação do livro, prezada poetisa e escritora Marcela Re Ribeiro. Receba, então, aí, o meu forte abraço.
 
 
Fort., 27/01/2016.
Gomes da Silveira
Enviado por Gomes da Silveira em 27/01/2016
Código do texto: T5524818
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.