Saberes e Incertezas do Currículo, Concurso SP 2016.

Saberes e Incertezas do Currículo.

José Gimeno Sacristán.

Autor aborda a pedagogia como está institucionalizada.

Em seu contexto educativo e histórico.

Uma epistemologizaçao do pensamento pedagógico.

Como substância para formalizar práticas educacionais.

Trabalha a questão da educação como inclusão.

O que acreditamos ser a realidade da educação.

Procura entender o futuro.

Refletindo o presente.

O que desejamos em termos de aprendizagem.

Para tal é necessário o melhor planejamento.

A tese fundamental do livro.

Não há como desenvolvermos ações educacionais.

Sem o estabelecimento de um projeto político pedagógico.

Um currículo determinado e competente.

Norteador de teses,

de propostas educacionais.

revelador da realidade do sistema educacional.

A nossa existência,

e, o mundo político.

Uma das ideias fundamentais.

Toda escola trabalha em uma determinada cultura, mentalidade política social.

Como fruto da mesma.

Dentro de um determinado contexto educacional.

É necessário superar nas acepções os aspectos negativos,

Alienatários, fantasiosos, inocentes da cultura.

Produzido pedagogicamente uma educação política coerente.

Indispensável ao entendimento do fracasso escolar.

Quais são os motivos, que podem ser diversos.

A questão da desmotivação.

As relações entre professores e alunos.

A indisciplina em sala.

Os problemas sociais psicológicos.

Todas essa proposições relacionadas com o currículo afetam aos alunos.

No desenvolvimento acadêmico.

Entende-se que o currículo é o grande lastro.

O currículo e sua ligação entre a cultura e a sociedade exterior.

Do mesmo modo a cultura e os sujeitos do conhecimento.

A compreensão do presente em relação ao futuro.

As possibilidades do conhecimento e sua comunicação, em relação o antagonismo e a ignorância.

Com efeito, a reconstrução progressiva e interdisciplinar do currículo.

Considerando as complexidades, as diversidades do saber.

A valorização dos diversos modos de ver.

As realidades culturais dos sujeitos.

O livro elaborado objetivando seis pontos.

Primeiro ponto.

Qual o significado do currículo, a estruturação do mesmo, objetiva a compreensão da complexidade do referido, os estudos práticos a respeito do currículo elaborado.

Segundo ponto.

O currículo: texto e contexto – suas determinações visíveis e invisíveis.

O entendimento das representações do currículo, aspirações, desejos e necessidades, as formas de compreender as ações pedagógicas.

A compreensão do contexto histórico, a influência dos momentos culturais. Portanto, a não neutralidade, análise entre as desigualdades sociais.

Reflexão das pluralidades entre as mentalidades, e a uniformidade dos currículos. Com efeito, a revisão permanente dos currículos.

Terceiro ponto.

Dos conteúdos e de suas metodologias.

Âmbitos de configuração e da tomada de decisão do currículo: as práticas e seus desenvolvimentos.

Muitas atividades são realizadas em torno do currículo, mas sua essência e substância é o resultado das transformações de práticas e decisões políticas, organizativas, pedagógicas e de controle.

Quarto ponto.

A inserção do currículo no sistema educacional.

O currículo é um fator constituinte da realidade da educação e ao mesmo tempo é instituído por ela.

Com efeito, o autor propõe a contextualização da educação infantil, primária, secundária e o significado de cada etapa da educação, procurando enfatizar também a questão da inclusão.

Quinto ponto.

O currículo em uma aula.

O currículo efetiva-se também nas coisas que as crianças e os jovens aprendem fora do contexto escolar e isso deveria ser levado em consideração a reestruturação do ambiente.

A determinação do pensamento como promoção dos critérios de justiça e de democratização de saberes.

Sexto ponto.

A melhoria do currículo.

Para Sacristán a melhoria do currículo uma ideia constante e deve dar suporte às pesquisas feitas com e sobre os professores, a respeito do desenvolvimento do projeto, como estratégia para o desenvolvimento do corpo docente; a formação dos professores especificamente voltada para compreensão crítica e dialética dos conteudos, a uma prática de avaliação e formação constante.

Motivos pelos quais a leitura desta obra se faz importante para todos os profissionais que transitam pelo contexto educativo, sendo o currículo, pressuposto básico para qualquer prática pedagógica.

Professor: Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 06/03/2016
Reeditado em 07/03/2016
Código do texto: T5565255
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