Cronologia da Filosofia Moderna.

Entende se por Filosofia moderna aquela que inicia com Descartes, propriamente no século XVII até basicamente o final do século XIX.

Portanto, o nascimento da Filosofia moderna coincide com a desestruturação do Antigo Regime, sua ascensão máxima a evolução do Estado moderno, como produto da Revolução Industrial e a Filosofia do liberalismo econômico.

Com efeito, foi antes de tudo uma prática ideológica da destruição do mundo feudal, crise do teocentrismo, valorização do antropocentrismo, nascimento de nova ciência em um primeiro momento fundamentado no renascimento, posteriormente na Filosofia Iluminista.

As características da nova mentalidade, pensamento profano, crítica, a negação da sistematização do pensamento pelo princípio da autoridade, entretanto, conforme a lógica racional, fundamentada essencialmente na autonomia do intelecto.

As linhas fundamentais da Filosofia Moderna nasceram com o Cartesianismo, Renné Descartes 1596-1650, os pressupostos do racionalismo idealista.

Empirismo inglês, com John Locke 1632-1704, criador método indutivo, como fundamento do desenvolvimento das ciências pelo campo da verificação por meio da hipótese Experimental. Portanto, combatia o racionalismo francês Cartesiano, para ele não existem ideias inatas.

Idealismo Alemão, formulado por Immanuel Kant 1724-1804, escreveu a grande obra: Crítica da razão pura, desenvolvendo o conhecimento, com duas categorias sintéticas, conhecimento a priori e posteriori, reconciliando a Filosofia Cartesiana com Empirismo Indutivo.

No século XIX, uma longa lista de grandes filósofos entre eles: George Wilhelm Friedrich Hegel 1770-1831, criador do método dialético inspirador do idealismo e do materialismo histórico.

Ludwig Feuerbach 1804-1872, inventor da realidade como imaginação, o coletivo imaginativo cria inverdades como verdades, retornando ao mundo cultural como se fosse realidade, transformando a imaginação como mundo real, exemplo de tal imaginação deus.

Augusto Comte 1798-1857, o criador das três estágios, teológico, metafísico e positivo, sendo que o ultimo estágio, o conhecimento seria lógico e positivo.

Karl Marx 1818-1883, fundador do materialismo histórico, entende a sociedade pelas relações produtivas, contrario ao liberalismo econômico, sua perspectiva a concentração dos meios de produção no Estado.

Friedrich Engels 1820-1895, sua proposta de análise da sociedade capitalista, a mesma formulada pelo seu colegar Karl Marx.

Friedrich Nietzsche 1844-1900 desenvolveu a teoria da construção do pensamento subjetivo, aproximado, o ideal de sociedade, fundamentado na ideologia do super-homem sendo obrigatória a superação do cristianismo fundamental para evolução do mundo proposto.

Sóren Kierkegaard 1813-1855, formulador do existencialismo cristão, o que tem em comum com existencialismo ateu, que a existência precede a essência, primeiro o homem existe depois se define.

Naturalmente que existem outros filósofos importantes, correspondentes a esse longo período, naturalmente que escolhi os referidos por ordem de importância.

Professor: Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 07/05/2016
Reeditado em 07/05/2016
Código do texto: T5627911
Classificação de conteúdo: seguro