A Relação da Gnose ou Gnosticismo com o Maniqueísmo.

O termo técnico provém diretamente do pensamento helênico, cujo significado etimológico Gnôsis, metodologia do conhecimento, a forma da razão articular o pensamento.

O gnosticismo foi um movimento literário e filosófico, que surgiu sobretudo, no início da era cristã, definindo-se pelo sincretismo cultural e religioso.

Na prática do ponto de vista de sua fundamentação miscigenou com os elementos culturais da filosofia grega antiga, o que foi denominando de paganismo, posteriormente, com elementos do misticismo oriental.

Desenvolveu- se diversas teses tal movimento, classificando a literatura clássica antiga ao mundo ocidental, as novas sistematizações, desde a cultura helênica ao mundo romano.

Desse modo, entre as diversas tipificações antropológicas, o que é conhecido por dualismos de princípios, sendo o principal a ideologia em um mundo das ideias nasceu e desenvolveu, pelo fundamento do dualismo entre o bem e o mal.

Segundo o qual por meio de um embate contínuo, as duas forças, a realidade espiritual favorece na proximidade com o gnosticismo e o maniqueísmo como concepção de vida.

O maniqueísmo doutrina filosófica religiosa sincrética, fundada pelo filosofo Maniqueu, cristão do século lll, divide o mundo entre o bom e o mau, Deus e o Diabo.

Influenciado pela filosofia de Platão, favorece no entendimento em que a matéria é má, motivo pelo qual deve ser libertada do corpo, o espírito poderá ser bom, depende exclusivamente da doutrinação, fundamentando entre os dois princípios opostos o bem e o mal. Portanto, com efeito, nasceu a ideia do céu e inferno.

Professor: Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 09/06/2016
Reeditado em 09/06/2016
Código do texto: T5662009
Classificação de conteúdo: seguro