COMENDA PEDRO DE TOLEDO

COMENDA PEDRO DE TOLEDO

A comenda é uma homenagem que se faz àquele que deu causa por ter sido agraciado.

No Império era o comendador que defendia o Rei, quer fosse pelo regime militar, pela graça religiosa ou pela administração da Coroa, recebiam uma comenda em terras, dotes ou objetos de valia, que deveriam zelar pela sua manutenção de fiel depositário e guarda.

Existem muitas razões para receber uma comenda hoje em dia. Basta ser um colecionador, antiquário, escritor, ator, esportista, artista, médico, advogado, economista, que promova a sua pátria, sua gente, seu costume, sua cultura, para ser reconhecido e laureado com a honraria de uma comenda.

A comenda propriamente dita é aquela que homenageia um personagem relacionado com o cidadão que deu causa a ela. Assim, uma comenda, por exemplo, a de Pedro de Toledo, - um interventor em São Paulo a mando do ditador Getúlio Vargas, e que os paulistas o reconheceram como Governador de São Paulo – traz na sua estampa a esfinge de Pedro de Toledo e no seu verso o Mausoléu do Soldado Constitucionalista de 32, erguido no Parque do Ibirapuera na Capital, sustentada por uma fita branca com linhas vermelha e preta, cores da Bandeira Paulista. Cuja comenda fora instituída em 1972 por ocasião das comemorações do 40º aniversario da Revolução de 1932.

Nesta oportunidade comemorativa, José Francisco Ferraz Luz, estudante de Direito, filiou-se em 28 de Fevereiro de 1972 a Sociedade Veteranos de 32 MMDC, sob n.º 7.781, situada na Rua Anita Garibaldi n.º 25 e, voluntariamente, prestou seus serviços datilografando Ofícios às autoridades e entregando em seus Gabinetes, para as referidas Comemorações de 9 de Julho. No dia do desfile encaminhava as autoridades ao Palanque, sempre prestativo às necessidades da ocasião. Para sua surpresa fora agraciado com a Comenda Pedro de Toledo, oficializada em 16/12/1972 através do Decreto n.º 814 do Governo do Estado de São Paulo.

O recebimento da comenda se da pela autoridade competente, colocando-a no lado direito do peito do recipiendário, sendo esta a única vez da sua investidura, pois ela deve ser afixada junto ao Diploma referente à outorga da comenda. Nas solenidades relativas ao ato usa-se a medalha miniatura, e, na vida civil é posto na lapela do paletó uma roseta com as cores relativa à fita da medalha. Ao militares usarão um barrete no lado direito do peito sobre a farda.

Pedro de Toledo foi o Comandante em Chefe do Exercito Constitucionalista de São Paulo, que lutou desde 9 de Julho de 1932, contra sua adversidade politica, bélica, econômica, estratégica, até o fim das hostilidades, em outubro de 1932, com grande baixa de sua milícia, mas com a vitória dos seus objetivos pela instalação da Constituinte e a promulgação da Constituição de 1934.

Viva São Paulo!

José Francisco Ferraz Luz

CHICO LUZ
Enviado por CHICO LUZ em 26/10/2016
Reeditado em 26/10/2016
Código do texto: T5803667
Classificação de conteúdo: seguro