Diversidade cultural e preconceito, concurso para diretor SP 2017.

O que é diversidade cultural, os diversos modos de manifestação cultural, comportamentos distintos, orientação sexual, gênero, faixa etária, raça, cor.

A diversidade deve ser compreendida e respeitada, as diferenças culturais, as minorias precisam ter os mesmos direitos.

Desse modo, a dinâmica cultural está relacionada com a diversidade cultural, as vezes se misturam com desigualdades sociais, desenvolvendo preconceitos.

Sendo o preconceito um mal cultural, devemos ser tolerantes, o objetivo é respeitar todos os valores culturais, as pessoas dos mais variados grupos.

A finalidade possibilitar a convivência humana pacífica, o ocidente sempre pensou a sua padronização cultural, como a única cultura verdadeira. Portanto, as demais culturais como subculturas.

Desse forma, a cultural ocidental entendida como etnocêntrica, o que é o etnocentrismo o sentimento genérico das pessoas desejarem o modo de ser do seu grupo social.

Entretanto, o etnocentrismo não é específico da cultura ocidental, todavia, das diversidades culturais.

Todos os grupos defendem e reagem em suas defesas, a redução a sua condição cultural, a violência a submissão a outros grupos.

As vezes a condição de colonizado, a ideia de avaliar o outro pela sua cultura, pode consistir em ideologia, como se uma cultura fosse melhor, superior a outra.

Sendo assim nasce o estereótipo, que consiste na generalização da cultura, características negativas antropológicas.

Portanto, a cultura passa ser negativa, reduzida a preconceitos manifestados em estereótipos, como valorações de domínios.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 15/08/2017
Código do texto: T6084288
Classificação de conteúdo: seguro