Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas, para prova de mérito SP 2018.

Júlio Groppa Aquino.

O livro reflete a respeito das causas da indisciplina na escola.

Para Aquino uma questão fundamental é o fracasso escolar.

Na escola a crise da educação, o fracasso pedagógico.

A escola não consegue desenvolver satisfatoriamente os estudos.

A situação é terrivel para os alunos que permanecem na escola.

O que Aquino denomina o fracasso dos incluídos.

Com efeito, o Brasil tenta equiparar economicamente a Europa.

Todavia em relação a educação semelhante a África.

Para Aquino.

O maior problema enfrentado no interior da escola.

Na própria sala de aula.

A descrença na eficácia da atuação do educador.

Entretanto, questões sociais diversas, impedem as práticas pedagógicas.

A escola lugar de formar cidadãos, com conhecimentos.

Não é possível a formação do cidadão fora da escola.

Entretanto, em sala de aula, a figura do aluno problema.

Caracteriza-se como aquele que padece de distúrbios mentais.

A questão da cognição não desenvolvida e os distúrbios de aprendizagem.

Quanto ao comportamento indisciplinar, situações extremas, o baixo aproveitamento, um obstáculo para o docente.

Aquino explicita três razões para a indisciplina.

A primeira histórica, o aluno não é respeitador do docente, quando a escola não é exigente, o aluno perde admiração pelo professor.

A segunda de cunho psicológico, os alunos hoje não tem limites, não reconhecem a autoridade do professor.

Os pais deram formação permissiva, portanto, o aluno tem déficit moral.

Todavia, nem sempre o aluno indisciplinado na escola é em casa.

Porém, a ausência da introjeção dos princípios morais e éticos.

Entretanto, qual é a tarefa do profesor, proporcionar condições de acesso e produção ao conhecimento sistematizado.

A família é responsável pela formação de conduta moral do aluno, a importância da escola ter os pais como parceiros, na orientação disciplinar dos filhos.

A escola, objetiva a ordenação do pensamento do aluno, por meio da reapropriação do legado cultural, representado pelos diferentes campos de conhecimento científico.

A terceira hipótese, de teor metodológico, o uso pedagógico na transmissão do conhecimento.

Conforme a metodologia usada, provoca apatia a falta de interesse dos alunos.

Portanto é fundamental a modernização dos recursos didáticos, na defesa da transmissão dos conteúdos das diversas disciplinas.

Na sala de aula, o professor precisa desenvolver bem as abordagens epistemológicas, o conhecimento sistematizado, decodificar as informações na transmissão do saber.

O docente precisa ser eficaz ao trabalhar os dados da realidade dos alunos, o professor sempre como mediador, procurando superar a indisciplina com aulas motivadoras.

O autor propõe a intervenção docente buscando alternativas para solucionar a indisciplina.

Refletir sempre os meios adequados, superando crenças arraigadas, construindo formas motivadoras, pois não é possível a transmissão do conhecimento em uma sala de aula indisciplinada.

Fundamental que a escola, grupo gestor e professores, estejam de igual modo empenhados na construção de um ambiente escolar propício ao ensino aprendizagem.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 19/08/2018
Reeditado em 19/08/2018
Código do texto: T6424061
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