Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas, para prova de mérito SP 2018.
Júlio Groppa Aquino.
O livro reflete a respeito das causas da indisciplina na escola.
Para Aquino uma questão fundamental é o fracasso escolar.
Na escola a crise da educação, o fracasso pedagógico.
A escola não consegue desenvolver satisfatoriamente os estudos.
A situação é terrivel para os alunos que permanecem na escola.
O que Aquino denomina o fracasso dos incluídos.
Com efeito, o Brasil tenta equiparar economicamente a Europa.
Todavia em relação a educação semelhante a África.
Para Aquino.
O maior problema enfrentado no interior da escola.
Na própria sala de aula.
A descrença na eficácia da atuação do educador.
Entretanto, questões sociais diversas, impedem as práticas pedagógicas.
A escola lugar de formar cidadãos, com conhecimentos.
Não é possível a formação do cidadão fora da escola.
Entretanto, em sala de aula, a figura do aluno problema.
Caracteriza-se como aquele que padece de distúrbios mentais.
A questão da cognição não desenvolvida e os distúrbios de aprendizagem.
Quanto ao comportamento indisciplinar, situações extremas, o baixo aproveitamento, um obstáculo para o docente.
Aquino explicita três razões para a indisciplina.
A primeira histórica, o aluno não é respeitador do docente, quando a escola não é exigente, o aluno perde admiração pelo professor.
A segunda de cunho psicológico, os alunos hoje não tem limites, não reconhecem a autoridade do professor.
Os pais deram formação permissiva, portanto, o aluno tem déficit moral.
Todavia, nem sempre o aluno indisciplinado na escola é em casa.
Porém, a ausência da introjeção dos princípios morais e éticos.
Entretanto, qual é a tarefa do profesor, proporcionar condições de acesso e produção ao conhecimento sistematizado.
A família é responsável pela formação de conduta moral do aluno, a importância da escola ter os pais como parceiros, na orientação disciplinar dos filhos.
A escola, objetiva a ordenação do pensamento do aluno, por meio da reapropriação do legado cultural, representado pelos diferentes campos de conhecimento científico.
A terceira hipótese, de teor metodológico, o uso pedagógico na transmissão do conhecimento.
Conforme a metodologia usada, provoca apatia a falta de interesse dos alunos.
Portanto é fundamental a modernização dos recursos didáticos, na defesa da transmissão dos conteúdos das diversas disciplinas.
Na sala de aula, o professor precisa desenvolver bem as abordagens epistemológicas, o conhecimento sistematizado, decodificar as informações na transmissão do saber.
O docente precisa ser eficaz ao trabalhar os dados da realidade dos alunos, o professor sempre como mediador, procurando superar a indisciplina com aulas motivadoras.
O autor propõe a intervenção docente buscando alternativas para solucionar a indisciplina.
Refletir sempre os meios adequados, superando crenças arraigadas, construindo formas motivadoras, pois não é possível a transmissão do conhecimento em uma sala de aula indisciplinada.
Fundamental que a escola, grupo gestor e professores, estejam de igual modo empenhados na construção de um ambiente escolar propício ao ensino aprendizagem.
Edjar Dias de Vasconcelos.