ORIGENS/ PALAVRAS "MULHER" E "CAPOEIRA"

DEUS SEJA LOUVADO !

JESUS ! – NOME QUE SALVA!

JESUS! –ESTRELA DA MANHÃ !

“...ELE LEVANTOU A SUA VOZ E A TERRA SE DERRETEU.” SALMO 46 ;6

(in fine )

“ SE O SENHOR NÃO EDIFICAR A CASA, EM VÃO TRABALHAM OS QUE EDIFICAM; SE O SENHOR NÃO GUARDAR A CIDADE,EM VÃO VIGIA A SENTINELA.”

SALMO 127;1

*******************************************

VAMOS ORAR POR TODOS OS QUE ESTÃO EM SOFRIMENTO! POR QUEM ESTEJA A PONTO DE COMETER UMA LOUCURA!

CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA TEL. 188

***********************************************************

ACATANDO SUGESTÃO DE ALDRIN M. FÉLIX, ACRESCENTO:

ESTHER, OREMOS TAMBÉM POR AQUELES QUE HOJE PROVOCAM O SOFRIMENTO DOS OUTROS, PORQUE O DESPERTAR PARA OS CRIMINOSOS DE TODA ESPÉCIE É SEMPRE DOLOROSO.

****************************************

// ORIGENS // ESTHER LESSA

É fascinante o estudo da origem das palavras! Porque

a palavra é viva e vem de boca em boca através dos tempos. E conhecer é sempre enriquecedor. Vejamos

*********************************************

MULHER

(Lat. mulier). Segundo alguns estudiosos "mulier" é a palavra proveniente de "mollier" que significa mais mole, mais delicado, mais suave. Daí a ideia do sexo frágil, mas que é mais forte do que o homem ,para muitas coisas, né?. :

CAPOEIRA

O escravo, vivendo em condições humilhantes e desumanas, era forçado a trabalhar à exaustão, frequentemente sofrendo castigos e punições físicas. Mesmo sendo em maior número, a falta de armas, a lei vigente, a discordância entre escravos de etnias rivais e o completo desconhecimento da terra em que se encontravam, desencorajavam os escravos a se rebelarem. Nesse meio, começou a nascer a capoeira. Mais do que uma técnica de combate, surgiu como uma esperança de liberdade e de sobrevivência, uma ferramenta para que o negro foragido, totalmente desequipado, pudesse sobreviver ao ambiente hostil e enfrentar a caça dos capitães do mato, sempre armados e montados a cavalo.

• derivaria do termo tupi " kapu'era," que significa "o que foi mata", através da junção dos termos "ka'a" ("mata") e "pûera "("que foi"). Refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil, onde era praticada agricultura indígena. Acredita-se que a capoeira tenha obtido o nome, a partir dessas áreas que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata. Capoeiristas fugitivos da escravidão e desconhecedores do ambiente ao seu redor, frequentemente usavam a vegetação rasteira para se esconderem da perseguição dos capitães do mato.

Símbolo da cultura afro-brasileira, símbolo da miscigenação de etnias, símbolo de resistência à opressão, a capoeira mudou definitivamente sua imagem e se tornou fonte de orgulho para o povo brasileiro. Atualmente, é considerada patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Ah, a CAPOEIRA se distingue das outras artes marciais por sua musicalidade. O capoeirista , o praticante da capoeira ,aprende, além de lutar e jogar, a tocar instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista sem musicalidade é incompleto.

Pesquisado na enciclopédia livre

*******************************************************

Esther Lessa
Enviado por Esther Lessa em 20/04/2021
Reeditado em 21/04/2021
Código do texto: T7236700
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.