O ABRAÇO SOLIDÁRIO À ESCOLA DE BALLET ELIANA CAVALCANTI

O ABRAÇO SOLIDÁRIO À ESCOLA DE BALLET ELIANA CAVALCANTI

Como é do conhecimento geral, com o gradativo afundamento do bairro do Pinheiro, em Maceió, além das residências, diversos estabelecimentos comerciais “afundaram” junto!

Escolas, clínicas, hospitais, pontos comerciais dos mais variados ramos que se estabeleceram no bairro ao longo de décadas, e ajudaram a desenvolver não só o bairro do Pinheiro, mas também os bairros adjacentes, hoje estão de portas fechadas, ou melhor, de portas lacradas, e seus proprietários esperam, há quase três anos, por uma proposta de indenização por parte da Braskem.

Um desses estabelecimentos é a Escola de Ballet Eliana Cavalcanti. Um símbolo da história do bairro, o Ballet Eliana Cavalcanti, como é mais conhecido, é um patrimônio imaterial, não só do Pinheiro, mas da cultura e das artes do Estado de Alagoas.

Pois bem, com toda essa importância para o Estado, a fundadora da Escola de Ballet Eliana Cavalcanti, do grupo de dança de mesmo nome, e da Companhia de Dança Ballet Íris de Alagoas, é tratada com um enorme descaso pelos diretores da mineradora Braskem! Até os meados do mês de junho de 2021 a mineradora ainda não havia feito uma proposta de indenização pelos danos causados, sejam eles materiais ou morais.

Diante desse descaso e desrespeito, ex-alunas da escola de ballet promoveram no dia 19 de junho de 2021 um ato de solidariedade à professora Eliana Cavalcanti, que serviu também para externar a indignação e o repúdio a toda essa situação, inimaginável para a população, provocada pela mineradora BRASKEM.

Eu, como primo, afilhado, e de quebra, sobrinho, porque Eliana é casada com meu tio Carlinhos, não poderia deixar de prestar a minha solidariedade!

Foi promovido um “abraço solidário” ao prédio da Escola de Ballet Eliana Cavalcanti! A este ato compareceram ex-alunas, ex-alunos, professores, familiares, amigos e pessoas da sociedade em geral, além de órgãos da imprensa, que fizeram a cobertura do ato de solidariedade e de protesto.

Houve uma chamada de agradecimentos à Eliana e ao Ballet, e cada frase era sucedida, primeiro, por um coro que repetia ‘eu abraço o Ballet Eliana Cavalcanti’, e depois, por um abraço simbólico por parte dos participantes, e ao final, após os aplausos respeitosos de reconhecimento, algumas pessoas fizeram pronunciamentos enaltecendo a importância da escola e da bailarina e professora Eliana Cavalcanti, para a formação e para a história da cultura alagoana.

Por fim, Eliana agradeceu emocionada, relatando histórias vividas naquele importante espaço, e nas viagens que fez com os grupos de dança que criou e ajudou a divulgar. Concluiu dizendo se sentir abraçada e acarinhada por todos que se fizeram presentes, e feliz pela homenagem recebida!

É o mínimo que cada um de nós poderíamos ter feito em solidariedade à Eliana, Carlinhos, filhos, netos, e à Viviana, irmã e fiel escudeira. É o mínimo que poderíamos fazer em homenagem à memória desse patrimônio histórico e imaterial da cultura alagoana, que é a Escola de Ballet Eliana Cavalcanti!