Museu do Oriente em Lisboa

A Fundação Oriente, com sede em Lisboa, é um local de cultura, educação, eventos. Fundada em 1998, engloba também o Museu do Oriente desde 2008.

O Museu do Oriente, situado a beira do Tejo, em Alcântara, apresenta enfoques da expansão ultramarina de Portugal no Oriente : Timor-Leste, China, Macau, India, Japão. É um local peculiar de arte e cultura. Portugal descobriu o mundo e através deste espaço conhecemos as relações históricas dos portugueses com os povos asiáticos. História que foi além dos fatores expansionista e econômico.

Através das exposições , podemos interagir com a diversidade cultural, desde a viagem em que Vasco da Gama chegou à India (1498).

No primeiro andar , conhecemos a exposição permanente : “A presença portuguesa na Asia” .

Através da rota econômica circulavam especiarias, porcelanas, mas também aconteceram interações de ideais, de sentimentos, de cultura e religiosidade.

Goa foi a sede do Patriarcado do Oriente, para evangelizar a Ásia. A arte explica os valores cristãos e também serviu como instrumento de evangelização.

Assim , com a observação de inúmeras peças de arte sacra, marfins, porcelana, pintura, escultura , documentos gráficos e mobiliário , entramos em contato com este importante e longo período. Destaco os biombos, com cenas da época.

Podemos apreciar também as exposições temporárias . Em março de 2022, a exposição : “Beber da Água do Lilau” , com pinturas de Nuno Barreto (1941-2009) em acrílico e aquarelas com cores fortes e marcantes , expressam a percepção do artista sobre Macau .

 

Destaco a antiga coleção de Cunha Alves , de porcelana chinesa , adquirida pela Fundação do Oriente em 2018. Estas belíssimas peças que passaram a integrar a exposição permanente do Museu , constituem um acervo que precisamos conhecer e apreciar.

Enfim, além dos cursos, palestras, espetáculos , sempre temos o que conhecer e com que interagir. Somos um só planeta , com diferentes sistemas económicos e sociais que interage desde os primórdios, onde as comunicações e os transportes não eram tão facilitados .

 

Comece visitando o site (www.foriente.pt). Depois passe a descobrir o belo Museu do Oriente.

Exposição norteada pelas palavras de Fernão Mendes Pinto (Peregrinação) e Camões (Os Lusíadas) , onde através dos objetos artísticos nos deparamos com séculos de história.

Além das visitas guiadas, cursos, workshops e espetáculos , o espaço disponibiliza um simpático restaurante com vista belíssima para a Ponte 25 abril, o Cristo Rei e a marina no Rio Tejo .

 

 

Iara Maria
Enviado por Iara Maria em 17/03/2022
Reeditado em 10/05/2022
Código do texto: T7474754
Classificação de conteúdo: seguro