Um suposto grande diálogo: Entre Vygotsky e Edjar Dias de Vasconcelos.

1896- 1934.

Ao senhor Lev Semenovich Vygotsky psicólogo bielo-russo, morto muito jovem pelo governo soviético.

Formação do Pensamento e Linguagem em Vygotsky.

Um formidável diálogo entre edjar e Vygotsky, sendo o último exuberante filósofo e psicólogo soviético, Edjar brasileiro, filósofo, psicólogo, historiador e teólogo.

Um diálogo a posteriori, logicamente uma suposta conversa entre ambos na perspectiva do entendimento da construção cognitiva do pensamento.

Edjar Dias de Vasconcelos, domina diversas áreas do conhecimento, no campo da Genética, Filosofia, Psicologia e Pedagógia, epistemologicamente, entre outras ciências, do mesmo modo, Vygotsky no passado dominava com sapienência tais áreas, autor do magnífico livro: Pensamento e linguagem.

Edjar elaborou diversos artigos científicos, publicados em sites, tais quais: O homem é seu cérebro, como produto da linguagem, O funcionamento da linguística a partir do habitat sapiens, O que é o princípio de identidade na construção ideológica do pensamento, entre outros.

Vygotsky o criador da teoria da construção do saber, sendo seus trabalhos elaborados pelos anos 30.

Sua magnífica obra, Pensamento e Linguagem, na qual defende a tese a impossibilidade da construção do pensamento sem o desenvolvimento da linguagem, sendo a última o grande instrumento de solidificação da memória. A construção do saber.

Edjar o pensamento é fruto da linguagem, entretanto, a referida é produto de uma revolução morfológica, homem só tem linguagem pelo o fato que macacos prossímios desceram das árvores adentraram a savava a procura de carcaças para comerem.

Portanto, os prossímios, isso a vinte e quatro milhões de anos, tiveram que erguerem suas cabeças para verem a distância seus devoradores, leões, tigres e hienas, objetivo por meio do instinto ficarem distantes dos seus comedores.

Magnífica revolução morfológica senhor Vygotsky, concordo perfeitamente respondeu o grande pensador soviético.

Edjar afirma categoricamente ao filósofo soviético, não era para existir a linguagem, muito menos o homo sapiens, na prática apenas mais uma espécie qualquer.

Portanto, não é possível compreender a construção da cognição sem o entendimento da Teoria da Evolução de Darwin, posteriormente, a Biologia sintética.

Com efeito, qual foi o motivo da evolução mater possibilitar o surgimento do homo, quando todas espécies vieram do mesma céluma mater, a comprovação do único DNA mitocondrial existente.

Deste modo, todas as espécies remontam ao mesmo fundamento, somos todos irmãos, bichos, bactérias e humanos, então por que temos cognição e os bichos não.

Edjar explicando a Vygotsky, o homem é produto das savanas, a única evolução não previsível aconteceu, motivo pelo qual somos tão especiais.

Edjar sem a Biologia não compreendemos a construção do pensamento, senhor filósofo soviético, através da evolução e adaptacão ao mundo natural, que nasceu deste modo, o homem cognitivo, quando os macacos ergueram suas cabeças, tiveram que sobrepor os corpos sobre suas patas.

Desta forma, a cabeça ficou também sobreposta ao pescoço, o surgimento do homo bípede, possibilitando o nascimento das cordas vocais na produção do som, produzindo, posteriormente, a linguagem transfomada em cognição.

Lógico senhor Vygotsky, a linguagem é muito recente, foi necessário a criação do alfabeto fenício para o pensamento poder ser construído, magnífico disse o pensador soviético, sem o alfabeto a junção das consoantes com as vogais, o encontro do alfabeto grego, com as vogais latinas.

Todavia, a evolução foi longa e contínua, de prossímios a proto hominídeo, de hominídeo ao homo sapiens, hoje homo de neandertal o que somos, a racionalidade cartesiana.

Vygotsky profundamente influenciado pela Filosofia da mente, como também pela Filosofia da linguagem, Edjar Dias de Vasconcelos do mesmo modo, todavia, em tempos históricos diferentes.

O referido soviético, estudou criticamente o campo da linguística, particularmente a Filosofia, como fundamento a Psicologia objetivando a sustentação da linguagem, Edjar estudou a mesma complexidade, como também o estudo da Filologia, a origem da linguagem do ponto de vista da Teoria da Evolução.

Vygotsky em sua obra referencial elabora a questão da internalidade, Pensamento e Linguagem, livro indispensável ao estudo da Pedagogia contemporânea, como a pós contemporânea.

Edjar a preocupação fundamental de Vygotsky refere-se à visão tradicional de cultural no mundo ocidental, particularmente, Santo Agostinho, Vygotsky, sua crítica contrária ao mundo tradicional ocidental, sobretudo, ao platonismo grego ao nascimento da Filosofia cartesiana.

O discurso como representação da fala, Schopenhauer, expressão exterior do processo cognitivo, cuja dinâmica representa a essencialidade interna da memória. Com efeito, a linguagem como mecanismo indispensável à formação do pensamento.

Vygotsvy anuncia de forma categórica, a imagem do pensamento, a estrutura de sua lógica pode ser colocada na memória como fundamento linguísitco, o que deve ser feito, na elaboração de uma dialética crítica.

Edjar a fala para Vygotsvy serve como expressão do pensamento desenvolvido, sendo o mesmo, a reestruturado do pensamento, na medida em que a linguagem é completada, fruto do tempo como produto histórico, o habitat determinando a estrutura da mente, na formatação do cérebro, na ideologização do sapiens.

Para Edjar Dias de Vasconcelos, o homem é o seu cérebro, cujo o funcionamento depende do seu meio cultural, a ideologia do pensamento construído formatando o princípio da identidade.

Deste modo, o homem é fruto da sua ideologia identitária, o cérebro construído tem dicultado em sua reconstrução na remodulação dos equívocos, então respondeu Vygotsky concordo perfeitamenteb com suas proposições senhor Edjar.

Entretanto, continuou Vygotsky, é importante a relação dialética, na construção do pensamento, os aspectos internos e externos, procedimentos mútuos para a elaboração do conhecimento, perfeitamente, senhor Vygotsky afirmou Edjar.

Continuou Edjar, nessa lógica o individuo aparece como sujeito, sendo que para Vygtsky a linguagem está em sintonia com atividade consciente do pensamento, como processo cognitivo do saber representado pelo mecanismo de síntese, a questão fundamental hegeliana, tese, antítese e síntese, continuamente.

Da forma exatamente construída, motivo pelo o qual o indivíduo aparece como sujeito em tal processualidade.

Vygotsky a ideia principal o pensamento construído, obedece aos estágios adequados em relação ao mundo infantil ao adulto, as significações da linguagem no conhecimento acumulado pelo processo de síntese, exatamente concordou Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar nenhuma pessoa pode viver de forma isolada, isso é mais que evidente, toda criança vive uma vida social na perspectiva de sua relação do pensamento em construção, motivo pelo qual o pensamento construído é fruto do habitat de cada sapiens.

Vigotsky o que significa obviamente assimilação dos signos linguísticos, em um primeiro momento, por exposição exatamente aos estímulos sociais, políticos e econômicos, Edjar exatamente.

Edjar tudo que se aprende e desenvolve por meio da construção resulta do ambiente como fruto da socialização, internaliza-se posteriormente, construindo e reconstruindo a mente.

Exuberante senhor Edjar, ponderou o filósofo russo.

Edjar o que reflete epistemologicamente Vygotsky, a cada mediação cultural formulada, em seus devidos tempos históricos, o que deve ser entendida, nessa análise epistêmica.

Edjar o instante em que se entende explicitamente determina se individualmente, a denominação etimológica, entre as pessoas e o meio social.

Vygotsky pode-se dizer do interpsicológico, a relação da criança com o meio e a construção do pensamento pela própria criança, a partir daquilo que já foi internalizado.

Edjar a obra de Vygotsky defende uma tese interessante, a explicação para a compreensão de seu fundamento analítico e global, uma tese indutiva empíritica, razão pela qual não é totalmente, hermenêtica.

Edjar a fortiori sintetiza, culturas diferentes, linguagens antagônicas, pensam o mundo diferentemente.

Vygotsky na mesma cultura o mundo é pensado como modelos contraditórios, importante perceber, as pessoas não têm os mesmos paradigmas de referência.

Para finalizar no final dos seus estudos epistemológicos Vygotsky começa entender de forma coerente, o pensamento com o desenvolvimento sócio cultural da fala.

Edjar a pessoa com a linguagem estruturada psicologicamente e socialmente, passa compreender o mundo, não apenas com seu olhar, mas sobretudo, com a lógica estruturada da sua linguagem propositada.

Vygotsky o mundo é o limite da linguagem, de sua formulação, aqui está à relatividade da construção do saber, a extensão da fala cognitiva.

Edjar com o tempo a práxis polimatheica adquire a mesma proporcionalidade, o que é o saber, como desenvolve sua elaboração, na perspectiva do contexto caracterizado.

Com efeito, a cultura é apenas a limitação da construção do pensamento explicitado, a linguagem elaborada.

Vygotsky a forma de agir, o modo de ser, passa necessariamente pelo mesmo mecanismo do entendimento.

Edjar portanto, a construção do pensamento é o limite do tempo e da história e da criação da linguagem.

Vygotsky a formulação dos raciocínios e dos mecanismos dos seus desenvolvimentos, a processualidade descrita.

Desse modo, a natureza do pensamento depende do contexto cultural, social e político, a linguagem, a evolução do tempo histórico e sua materialização analítica.

Edjar o homem é exatamente seu cérebro em contínua elaboração, desta forma, o homem é a sua memória ideologizada sustentada pelo princípio da identidade, motivo pelo a razão é alienada.

Portanto, senhor Vygotsky, onde chegou o DNA mitocondrial da primeira célula mater, na evolução para o macaco chimpanzé, o que é exatamente o homo sapiens, pois tem o mesmíssimo DNA do referido primata.

Tal elaboração foi realizada em um suposto diálogo aposteriori, entre Edjar e Vygotsky no entendimento do meio pensando do qual o pensamento é construido.

Escrito por: Edjar Dias de Vasconcelos Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção - Arquidiocese de São Paulo Puc, com graduação máxima, nota dez no Exame De Universa Theologia.

Edjar estudou latim, grego, aramaico, alemão, francês e espanhol, com formação também em Filologia, estudou direito canônico e pátrio, formulador como tese em Astrofísica, O Princípio da Incausalidade.

Autor de diversos artigos científicos publicados em sites.

Licenciado em Filosofia, Sociologia e História, formado em Psicologia, com registro pelo Mec, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG, outras Universidades, como as Federais e o Mackenzie, estudando sempre política e economia.

Experiência na orientação de estudos em temas diversos. Professor convidado do Instituto Parthenon - Instituto Brasileiro de Filosofia e Educação-www.institutoparthenon.com.br

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 06/04/2024
Reeditado em 06/04/2024
Código do texto: T8035745
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