PODE ISSO, SENHOR JUIZ ? - UM PASSA MOLEQUE EM PÚBLICO

Leio num site de notícias; que Zanin foi inquerido pelo senador Moro, ( por enquanto, porque tudo leva a crer que perderá o mandato por não obedecer as leis eleitorais), e inquerido, respondeu e ainda deu uma aula de direito ao marreco manco.

Sei como é...

Antigamente, um candidato a juiz tinha que ter cinco anos de prática da advocacia, antes de prestar concurso. Sempre achei um erro abolirem o requisito; os juízes antigos eram mais preparados.

Fui advogado de causas pequenas. No entanto, sempre busquei fazer tudo bem feito e, uma pratica que sempre levei para a sala de audiência foi a "contradita". Que preparava e rascunhava antecipadamente no escritório na companhia do cliente.

Contradita é uma arma poderosa para a defesa.

Contudo é matéria relegada a segundo plano nas faculdades.

Contradita, aqui, é só um exemplo para conclusão deste artigo.

Aconteceu diversas vezes, na vida profissional, que ao requerer a contradita eu percebia que o juiz, (em geral, no inicio da carreira), não conhecia as regras.

Para que tudo corresse perfeito, (até porque a contradita é analisada em grau de apelação pelos tribunais superiores e deve seguir rigosamente as regras prescritas na lei), educadamente e respeitosamente, buscava orientar o juiz.

A maioria não recebia bem a orientação, e até agiam deseducadamente para comigo, como se eu estivesse a ensinar o padre-nosso ao vigário.

Era dureza, mas a grande maioria era de bons juízes, apenas melindrados.

Mas no caso presente o Moro é um mal juiz e, ou não conhecia as matérias de direito nas quais lidava, ou era um corruptor das leis... talvez as duas coisas.

Curioso é que alguns advogados, que igualmente estudaram direito, concordam com o marreco; o que os faz igual ao mal juiz.

Pode isso, de o juiz não conhecer as leis do direito?

Claro que pode acontecer. Ninguém consegue saber tudo. Mas basta consultar e estudar os livros e os grandes mestres.

Senão acontece igual ao Moro, levar um passa-moleque em público.

......... Sajob ......