SUSTENTABILIDADE – UMA REFLEXÃO PARA O NOSSO DIA A DIA

ARTIGO: MAIO de 2010- JORNAL CADERNO W

Todos os meses, de forma breve e resumida irei relatar aqui no jornal, temas e acontecimentos que estão em evidência e permeiam o universo da Sustentabilidade, um dos focos mais importantes e significativos da atualidade.

O pilar da sustentabilidade, mais conhecido como Triple Botton Line, se baseia na integração entre três pontos específicos: o Social, o Ambiental e o Econômico, ou seja é o desenvolvimento econômico que promove a responsabilidade social e a preservação do meio ambiente, atendendo as necessidades atuais sem comprometer as futuras gerações.

A prática dessa visão integrada no nosso dia a dia é o primeiro passo para um futuro mais harmônico e é fundamental se quisermos viver com alguma qualidade de vida e saúde, ou seja viver ao invés de sobreviver. De uma forma mais direta, isso quer dizer que estamos vivendo no meio de um turbilhão de acontecimentos e que estamos presenciando uma verdadeira oportunidade de mudança de paradigma, pois continuar vivendo alheio as evidências é escolher fechar os olhos para o mundo, inclusive para si mesmo.

É necessário que a partir de hoje, façamos uma reflexão mais detalhada e cuidadosa de cada um de nós, pois nossas ações são conseqüências dos nossos pensamentos e da nossa maneira ver o mundo. Isso significa que precisamos ir além de nós mesmos, que precisamos mudar nossos hábitos e forma de pensar, sair do “EU” para pensar no “NÓS” e que isso é uma construção contínua, dia a dia. Precisamos entender que cada um de nós precisa fazer a sua parte e que cada ação por mais simples ou pequena que seja já é muito importante, pois o Planeta está alertando escancaradamente que não há mais tempo a perder e que a escolha é nossa.

Larissa Feitosa
Enviado por Larissa Feitosa em 28/06/2010
Reeditado em 30/03/2019
Código do texto: T2346908
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.