ECOLOGIA

Ecologia - Do gr. oikos, casa, e logos, tratado.

Estudo da planta, do animal ou do homem em relação com o meio ou com o ambiente; estudo biológico das relações dos seres vivos com o ambiente em que vivem. O mesmo que etologia (Do gr. ethos, costume, e logos, tratado).

Como podemos ver, ecologia, termo tão falado nos últimos tempos, não é nada mais, nada menos, do que a arte de viver em harmonia com tudo e com todos, respeitando acima de tudo a si mesmo, como parte integrante da Grande Natureza.

Muitas vezes ouvimos alguém falar: fulano é, ou, fulano está ecologicamente correto. Isto quer dizer que em relação à determinada coisa ou atitude, aquela pessoa age com coerência em relação ao ambiente em que vive, respeitando certos tratados e diretrizes de maneira a não criar desarmonia.

Porém, é muito importante atentarmos para o fato de que o Universo em que vivemos foi criado de forma totalmente harmoniosa, ecologicamente perfeita, cabendo a cada um de nós, seres racionais, apenas manter o estado natural das coisas, para que tudo funcione normalmente. No entanto, o ser humano vem a cada dia mais, de variadas maneiras, destruindo o Planeta.

Podemos citar como exemplo a agricultura. A cada dia produzem-se agrotóxicos mais fortes, tentando inibir a ação das pragas. Todavia, com o tempo essas pragas vão adquirindo defesa contra os venenos, que por sua vez vão se tornando mais poderosos, numa contínua luta antinatural.

Se, ao invés desse tipo de procedimento o agricultor procurasse descobrir a verdadeira causa do surgimento das pragas, com certeza mudaria completamente o seu modo de agir, tornando o produto agrícola verdadeiramente saudável e ideal para o consumo humano e animal.

Vários outros exemplos podem ser citados:

- o despejo de lixo contaminado em aterros sanitários, sem nenhum tipo de tratamento prévio, como se diz na gíria, tudo junto e misturado;

- a poluição do ar através da liberação de gases tóxicos dos veículos e fábricas, além das queimadas propositais que visam expandir área de pasto;

- a poluição de rios, lagos, lagoas e dos mares, saturados pelo despejo de esgoto e resíduos químicos, além dos desastres ambientais;

- a poluição sonora que agride, de todas as formas, os nossos ouvidos, repercutindo de forma nociva em nosso organismo, causando problemas na audição e criando o estresse, que por sua vez desencadeia várias outras doenças;

- a poluição visual, que através do nosso olhar atinge o nosso próprio espírito.

Enfim, são várias situações com as quais nos deparamos no nosso dia-a-dia.

A solução é a mudança radical e total do pensamento e ação do homem. Parece utópico, mas é a única possibilidade de salvarmos o nosso Planeta.

É claro que isso não acontece da noite para o dia, mas, se começarmos agora uma verdadeira guerra ecológica, mudando todos os conceitos de educação, primeiramente no lar e a seguir nas escolas, empresas..., reciclando pais, professores, empresários..., e principalmente nossos governantes e administradores, que devem criar grupos de estudos, promover campanhas educativas, liberar recursos públicos, dar incentivos fiscais, e fazer parcerias com a iniciativa privada.

Assim, com certeza, a médio e longo prazo poderemos colher bons frutos.

Salvemos o nosso Planeta!

Jeronimo Madureira

25/08/2005.