RESPONSABILIDADE

"A compaixão pelos animais esta ligada a bondade de caráter". Schopenhauer

Toda vez que saio com minha filha de doze anos e a observo segurando uma garrafa de água, com o propósito de aplacar a sede de um cão que eventualmente possa encontrar, isso me leva a refletir sobre nossa responsabilidade histórica com esses animais.

De fato o homem, no seu senso de oportunismo, retirou muitos animais de seu habitat com o intuito de explorar seus potenciais. Não importa se como guardião, meio de transporte, complemento de força física do homem em trabalhos rudimentares, ou mesmo para suprir seu cardápio alimentar. Esses animais prosseguiram, ao longo da historia, numa evolução forçada pela sociedade a ponto de serem descaracterizados da sua forma original.

Em outras palavras, esses animais não poderão sobreviver hoje sem a ajuda do ser humano. Eles também não têm para onde voltar porque suas características não coincidem mais com o ambiente selvagem e mesmo a selva está desaparecendo. Portanto, a questão desses seres abandonados e mal tratados está diretamente ligada ao meio ambiente, mesmo que pouco ou nada se fale deste assunto junto aos estudiosos do tema. Querendo ou não os políticos, religiosos e todos aqueles que lidam com a lógica e a razão são moralmente responsáveis pelo resultado desastroso da vaidade humana, pois, coabitamos um único planeta.

Aos políticos eu diria que os maus tratos a um animal estão diretamente ligados à questão da violência, já que a prática da tortura demonstra o universo patológico do ser humano e à saúde mental da sociedade. Estudos revelam que todo sociopata começa sua vida de crimes hediondos molestando e torturando animais.

Aos religiosos eu clamo a atenção para os versículos bíblicos que dizem: "o justo olha pela vida de seus animais, porém as entranhas dos ímpios são cruéis" (Provérbios 12:10). Ainda: “mas o sétimo dia é o sábado... nesse dia não farás trabalho algum... nem teu jumento, nem animal algum" (Deuteronômio 5:14).

Aos intelectuais que usam da lógica e da razão como referencial de vida eu lembro a sapiência de Pitágoras quando escreveu: "enquanto o homem continuar a destruir impiedosamente os seres vivos inferiores não conhecerá a saúde e a paz. Pois, enquanto os homens massacrarem os animais, matarão uns aos outros. Realmente, aquele que semeia morte e dor não pode colher alegria e amor".

Ah, isso me lembra que prometi a minha menina um passeio e ela me aguarda munida de água e ração...

Sonia Dezute

sonia dezute
Enviado por sonia dezute em 17/01/2013
Reeditado em 30/03/2013
Código do texto: T4090124
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.