Dia da Terra Cada Vez Mais Ameaçada

Hoje dia 22 de abril, dia da Terra as pessoas comemoram o dia em que devemos nos lembrar da preservação e conservação do planeta, do nosso planeta. Muitas pessoas veem essa data como somente mais uma para celebrar e esquecer no dia seguinte e continuar vivendo suas vidas normalmente. Mal sabem elas que já estamos caminhando para nossa total condenação. O mundo nunca esteve tão lotado como nos dias de hoje, o mundo nunca esteve tão explorado como nesses dias. A super população humana de 8 bilhões de seres humanos está pressionando e muito todos os recursos naturais que existem no planeta, o mundo está demorando mais que o normal repor esses recursos novamente. Hoje nós não somos somente 8 bilhões de pessoas, somos 8 bilhões de pessoas que consomem excessivamente, 8 bilhões de pessoas que geram lixo e 8 bilhões de pessoas que destroem a natureza ao nosso redor. Somos uma espécie que não vem para colaborar com a natureza, mas sim para destruí – la, para explorar ao máximo e para lucrar em cima da matança.

Os acordos firmados desde de 2015 em Paris não passou de promessas vazias feitas pelos mandatários nacionais de cada país, pelo contrário a emissão de carbono e metano que seriam uma das medidas prioritárias desse acordo para redução com o intuito de frear o aquecimento global fez foi aumentar a níveis superiores ao ano proposto que fora 2015. A não preservação de florestas e biomas foi ainda mais incentivado pelos governos a favor da mineração e agropecuária que vem destruindo em ritmos muito maiores em 2022. Nada, absolutamente nada foi feito desde os 7 anos passados na convenção de Paris em prol do meio ambiente. As outras convenções posteriores a de Paris os países mais ricos que por sinal são que mais contribuíram para as mudanças climáticas, continuam a insistir em manter o consumo de combustíveis fósseis, o aumento do consumo de carne e manutenção do consumo de mercadorias, nem que seja somente para poucos. O modo de vida humano que nós temos hoje associado a um sistema econômico como o capitalismo não é viável para conseguirmos sobreviver em equilíbrio com a natureza. Um sistema que só visa a destruição do mesmo em nome do lucro e que não prega a equidade entre pessoas jamais conseguirá se manter nesse mundo, pois vivemos em um planeta com recursos limitados que no ritmo atual não é ilimitado como querem as grandes corporações.

O planeta está agora cerca de 1,2C mais quente do que no século 19 e quantidade de CO2 na atmosfera aumentou em 50%. Percebemos que as consequências diretas do aumento de CO2 na atmosfera no momento atual como o aumento de chuvas torrenciais, de períodos mais secos que o normal, temperaturas mais elevadas, aumento de fenômenos climáticos extremos que estão gerando destruição e mortes em todos os cinco continentes. A culpa do ser humano nessa questão climática é inequívoca somos responsáveis diretamente pelo desequilíbrio climático e mesmo com todo esse conhecimento adquirido sobre os estudos do clima e da natureza, nada tem sido feito. Iremos celebrar esse dia 22 de abril, o Dia da Terra como qualquer outro sem importância, sem nos recordarmos que o caminho da nossa destruição já se aproxima e parece que o tempo de despertarmos para mudança já está acabando.

Davi Freitas – 22 de Abril de 2022.

Kaynne
Enviado por Kaynne em 22/04/2022
Reeditado em 22/04/2022
Código do texto: T7500445
Classificação de conteúdo: seguro