Reconhecer certos animais na natureza pode parecer uma tarefa fácil. No entanto, alguns são aparentemente tão semelhantes que podem causar alguma confusão, como é o caso de porco-espinho e ouriço

ouriço na mão do tutor

Como característica principal, ambos têm o corpo coberto por espinhos, úteis na defesa contra predadores. Porém, ao observá-los com mais atenção, é possível notar algumas diferenças significativas entre eles.

Porco-espinho X ouriço-terrestre

Imagine uma situação hipotética em que você esteja andando por aí quando se depara com um animal cujo corpo parece ser coberto por espinhos. Para saber de que bichinho se trata, vale considerar o continente em que você está: caso esteja na América, o mais provável é que se trate de um porco-espinho

Isso porque as diferentes espécies da família de ouriços terrestres são nativas da Europa, da África e do Sudeste da Ásia. No Brasil, existem oito espécies diferentes de ocorrência em áreas de floresta tropical. Elas são conhecidas pelo nome popular de ouriço-cacheiro. 

Entretanto, elas pertencem à família Erethizontidae, da ordem dos roedores, ao passo que os ouriços propriamente ditos são da ordem Eulipotyphla. Ou seja, embora sejam chamados popularmente de ouriços, na verdade, os ouriços-cacheiros são da família dos porcos-espinhos do Novo Mundo. 

Entre as características das espécies pertencentes à família Erethizontidae, da qual fazem parte os ouriços-terrestres, estão o formato do corpo semelhante ao de um rato, mas com um focinho mais alongado e pontudo. Em geral, são animais onívoros, com tendência ao carnivorismo e hábitos noturnos.

Roedores na acepção técnica da palavra, uma vez que pertencem à ordem Rodentia, os porcos-espinhos consistem em duas grandes famílias: a Hystricidae, referente às espécies do Velho Mundo, e Erethizontidae, referente às espécies do continente americano. Eles também têm hábitos noturnos.

As diferenças entre as espécies

Para você saber de fato quais são as diferenças entre ouriço e porco-espinho, separamos quatro características entre elas que podem facilitar essa classificação. Confira a seguir e nunca mais se confunda!

1. Tamanho dos espinhos

Os espinhos são uma das maneiras mais marcantes de diferenciar porco-espinho e ouriço. Enquanto os espinhos dos ouriços são mais curtos, com 2,5 cm de comprimento, os dos porcos-espinhos podem chegar a 7,5 cm. 

Além disso, os espinhos de um ouriço estão presentes em menor quantidade pelo corpo e não caem com tanta facilidade, apresentando um padrão de queda semelhante ao dos pelos humanos. Já os espinhos dos porcos-espinhos são mais longos, mais firmes e se soltam mais facilmente. 

A esse respeito, vale destacar que, ao contrário do que muitos pensam, devido à representação dessas espécies nos desenhos animados, em parte, os porcos-espinhos não são capazes de “arremessar” espinhos na direção de predadores. 

O que acontece é que esses espinhos já soltos ou facilmente destacados entram no focinho dos predadores quando eles tentam atacar o roedor. Por esse motivo, em locais com ocorrência desse animal, é fundamental ficar atento e cuidar para os cachorros não enfiarem o focinho onde não foram chamados. 

ouriço na grama

2. Comportamento defensivo

Nem o ouriço-terrestre nem o porco-espinho são capazes de arremessar espinhos em predadores. Entretanto, é verdade que a estratégia de defesa dos porcos-espinhos é mais agressiva que a dos ouriços terrestres. 

Os primeiros arqueiam a coluna, projetando os espinhos. Além disso, eles utilizam o rabo, balançando-o para atingir o predador mal-intencionado.

Quanto aos ouriços terrestres, quem gosta de videogames deve se lembrar da maneira como o Sonic enrolava o corpo quando ganhava velocidade. Na vida real, a estratégia de fechar o corpo em uma bolinha é usada para proteger as partes mais vulneráveis do corpo, mantendo apenas os espinhos para fora. 

3. Hábitos alimentares

Contrariando a noção de que animais carnívoros são sempre mais agressivos, note que, apesar de ser mais ameaçadora na própria defesa, a maioria dos porcos-espinhos é herbívora, alimentando-se principalmente de frutas, folhas e raízes. 

Em alguns casos, eles também podem se alimentar de pequenos insetos. Esse é o caso do ouriço-cacheiro, que, como já dissemos, na verdade, é um porco-espinho. Já os ouriços são onívoros com tendência ao carnivorismo. Boa parte da dieta deles consiste em pequenos insetos, minhocas e pequenos invertebrados. 

4. Tamanho

Outra maneira eficaz de identificar a diferença entre porco-espinho e ouriço é olhar para o tamanho. Isso porque, embora existam diferentes espécies em cada uma das famílias, em geral, os roedores são maiores, podendo alcançar cerca de 90 cm de comprimento, com uma cauda de até 25 cm!

Bem menores, os ouriços terrestres têm, em média, entre 10 e 30 cm de comprimento, com uma cauda pequena, com 5 cm. 

Sobre a possibilidade de ter um bichinho desses em casa, é possível ter um ouriço de estimação, apenas. Recentemente, o IBAMA permitiu a criação do ouriço-pigmeu africano (Atelerix albiventris). 

Para isso, é necessário adquiri-lo de um criador devidamente registrado e legalizado. Lembre-se de que a posse irregular de animais silvestres ou exóticos é considerada crime ambiental pela legislação. 

ouriço na grama

Gosto