JOINVILLE,SC - DESASTRE ECOLÓGICO

 

Joinville em situação de emergência: derramamento de ácido sulfônico contamina rio e deixa alerta para falta de água

O abastecimento de água foi interrompido e a situação é de emergência em Joinville após acidente com caminhão de ácido sulfônico. Confira todas as informações até agora.

rio cubatao

Rio Cubatão tem água contaminada após acidente com caminhão que carregada ácido sulfônico. Abastecimento foi interrompido em 75% da cidade de Joinville. Foto: Defesa Civil SC

Amanda Souza

Amanda Souza

ver vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=x1o42KIQasQ

Um acidente registrado na manhã desta segunda-feira (29) por volta das 07h30 no KM14 da rodovia SC-418 fez com que a cidade de Joinville, em Santa Catarina, decretasse situação de emergência, isso porque um caminhão carregado de ácido sulfônico, uma carga considerada altamente perigosa, tombou, pegou fogo e derrubou o produto químico no Rio Cubatão, localizado na Serra Dona Francisca. O motorista, um homem de 59 anos, foi socorrido com ferimentos leves.

Como a carga é considerada perigosa e avançou rapidamente pelas águas do rio, o consumo ficou totalmente comprometido, o que levou o fechamento como medida preventiva da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rio Cubatão às 10h. Isso afetou diretamente 34 bairros no município, segundo informações da prefeitura.

O produto químico avançou rapidamente pelas águas do Rio Cubatão e fez com que 34 bairros ficassem sem abastecimento de água, o que pode levar horas ou até dias para normalizar.

Como o caminhão carregava uma grande quantidade do ácido sulfônico, ainda não se sabe ao certo o tamanho do estrago e contaminação do rio, e por existir risco direto, o abastecimento foi interrompido. Segundo informações da prefeitura, serão necessárias análises químicas de várias amostras coletadas em diferentes pontos do rio, as quais mostrarão se o consumo humano poderá ser feito ou não, e isso pode levar tempo.

O aviso da Companhia Águas de Joinville

Por volta das 10h30, a prefeitura decretou situação de emergência na cidade após a Companhia Águas de Joinville emitir um alerta para a população sobre a necessidade de economizar água, pois o abastecimento poderia ser interrompido a qualquer momento devido ao acidente com um caminhão que tombou e despejou ácido sulfônico no Rio Cubatão.