piracema-divulgacao-1-19762.jpg

 

PIRACEMA

Saiba quais espécies de peixes estão proibidas de serem pescadas

Período do defeso segue até o fim do mês e quem for flagrado pode pagar multas pesadas

Christian Hacke - christian@gazetasbs.com.br | Região

22/02/2024 - 14:14

 

O sonho de todo pescador é fisgar um belo e gigante exemplar para ficar na memória. Mas, nem sempre a pesca de um peixão pode ser sinônimo de felicidade. Isso porque peixes maiores, como o dourado, estão em época de desova e sua pesca é proibida entre os dias 1º de novembro e 28 de fevereiro. A multa para quem for flagrado pescando esse tipo de peixe pode variar de de R$ 700 a R$ 100 mil.

No sábado, uma operação da Polícia Militar Ambiental, que tem sede em Canoinhas e abrange toda a região, flagrou a pesca irregular nos rios Preto e Negro, divisa entre Mafra e Rio Negrinho. Petrechos como redes e espinhéis foram recolhidos pelos policiais, mas os pescadores não foram encontrados.

 

Durante o período de piracema, conforme a Polícia Militar Ambiental, está proibida a pesca de espécies como o dourado, traíra, lambari e etc. Pesca de peixes exóticos como carpas, tilápias, black-bass e bagre-africano está permitida. Ainda, neste período, é proibido pescar num raio de 1,5 km de corredeiras, em um raio de 500 metros de confluência de rios, em lagoas marginais ou alagados e realizar torneios de pesca.

Topo da cadeia
O dourado (Salminus Brasiliensis) é um peixe nativo da região da bacia do rio Paraná. Apesar de estar no topo da cadeia alimentar e não possuir predadores, sua pesca está proibida até 28 de janeiro nas bacias dos rios Iguaçu e Paraná, sendo o rio Negro um dos seus principais afluentes.

A partir do dia 1º de março, sua pesca está liberada e a fiscalização da Polícia Ambiental passa a focar no tipo de material utilizado, coibindo a pesca predatória com redes, espinhéis e etc.