Segurança - Liquidez - Rentabilidade

(o triângulo amoroso)

“O lucro é diretamente proporcional ao risco”. “A liquidez está sempre na razão inversa da rentabilidade”. E o vulgo diz que: “a segurança sempre caminhou de mãos dadas com a baixa rentabilidade”.

Há verdade nestas assertivas, porém há que se melhor mensurar isto.

Entretanto, uma mensuração objetiva só é possível ao se ter em vista a rentabilidade deste “triângulo amoroso”. Os demais elementos (segurança e liquidez) serão sempre e puramente subjetivos.

Senão vejamos.

LIQUIDEZ – é uma referência ao prazo necessário (exigido e/ou a transcorrer) para o resgate do capital aplicado, juntamente com os juros produzidos. A nossa Caderneta de Poupança, por exemplo, requer um (1) mês para dar liquidez às aplicações realizadas. Saiba-se que em mercados de risco, e de renda variável, ocorre uma certa indefinição ou mesmo uma indeterminação relativamente à liquidez.

SEGURANÇA – refere-se ao grau de garantia (ou certeza) que se tem quanto ao retorno do valor aplicado, o que até certo ponto é algo subjetivo e imponderável.

RENTABILIDADE – refere-se ao maior ou menor volume de juros a serem, ou em sendo auferidos, em comparação ao capital aplicado. O que por outro norte, reflete exatamente da taxa de juros.

Comentando:

Até mesmo o bom senso, ensina que não é possível, garantir, alta rentabilidade, junto com plena e total segurança e ainda, liquidez mínima (ou imediata), a aplicações de capital, ou a qualquer empreendimento legal.

O mesmo se aplica e se verifica em qualquer atividade empresarial. A dicotomia: “Grande Riscos – Grandes Ganhos” & “Grandes Riscos – Grandes Perdas”, é no Mundo dos Negócios, presença constante e/ou obrigatória. E será parte integrante de qualquer negociação onde se aspira ganhos além daquilo que for razoável.

Se você desenhar um triângulo com as palavras: LIQUIDEZ – RENTABILIDADE – SEGURANÇA, dois dos lados até podem ter grandes dimensões, e serão os lados que representarão os “pontos fortes” de uma aplicação financeira, entretanto em contrapartida, o outro lado terá que ser bem menor que os outros dois, e este lado pequeno será o “ponto fraco” e vulnerável da aplicação.

Caso contrário, quando teu “triângulo amoroso” tiver os três lados grandes, significará que teu dinheiro e principalmente você gostam de fortes emoções.