A BUROCRACIA INFORMATIZADA

Desde maio de 2012 venho tentando fazer a tal prova de vida, exigida pelo INSS, e de responsabilidade do banco onde o correntista recebe seu beneficio.

Ocorre que, depois de 49 dias de tentativas, indo em várias agencias BRADESCO, inclusive na qual sou correntista (agencia prime 3243 – Governador Portela, Nova Iguaçu), o “sistema” informa que não sou beneficiário do INSS.

Hoje recebo a ameaçadora mensagem, ao inserir meu cartão no caixa eletrônico, de que meu beneficio será cancelado caso não faça a tal prova de vida. Após muitos dias de insistência na minha agencia, apareceu alguém numa outra agencia que se interessou pelo problema e, como se dizia antigamente, “pegou o touro a unha” conseguindo decifrar todo universo “burrocratizado e informatizado dos computadores do bradesco”, vindo inclusive a esclarecer episódio ocorrido aproximadamente 8 ou mais anos atrás, quando apareceram débitos de empréstimo consignado - que nunca fiz - na minha conta corrente. Na época, depois de muitas reclamações minhas e após uns 2 meses descobriu-se ser de Maria Alves da Silva, correntista da agencia 406, diferente da qual mantenho conta, os débitos que caiam na minha conta corrente.

Entender as vísceras e o DNA do sistema de informática do Bradesco é impossível pra mim. E lembro que lido com informática desde 1984, sou programador e conserto micros, instalação de sistemas, etc.etc...

O fato é que estou vivo e tenho feito inúmeras reclamações aos “fale conosco”, “ouvidorias”, "SACs", etc.etc. sem obter resultado. Sempre pedem pra “aguardar que o sistema ....”

O INSS, por sua vez, diz que o problema é do banco e que nada pode fazer. E assim, continuo sendo “ameaçado pelo sistema”, e impossibilitado de fazer a tal prova de vida.

Além do estresse, é com muita tristeza que descubro que uma organização como o Bradesco, com 7 milhoes de correntistas recebendo benefícios em conta corrente, e da qual sou cliente desde os anos 80, se dobra à própria ignorância e inoperância de seu dito “sistema” - ou seria “sisteima” – e ficam de braços cruzados aguardando que o todo poderoso “sistema” se conscientize de que estou vivo e me permita fazer a tal prova de vida.

Que houve com o Bradesco ? Criou um monstro, que é o seu sistema, e agora não tem mais domínio sobre ele ? Ou se tornaram escravos engravatados de um sistema de computadores, e desprezam a realidade, a simplicidade, a objetividade e acima de tudo a VERDADE, em respeito ao todo poderoso SISTEMA ?

Na TV ouvimos falar sobre crescimento econômico, desenvolvimento, qualidade de vida, etc.etc... Os bancos fazem suas propagandas coloridas e com sons agradáveis em mensagens envolventes. O governo fala do respeito ao cidadão, e os bancos brigam pra atrair clientes, etc.etc.. Mas são incapazes de escrever e documentar a verdade, são fantoches, dependentes de um sistema, limitados ao ponto de não poderem, ou não quererem, fazer constar no sistema a verdade simples e crua que deveria ser a regra das ações de todas as instituições. Procuro o termo, mas não consigo encontrar... Talvez incompetência, talvez omissão, talvez falta de iniciativa e de criatividade... não sei. Mas com certeza é uma grande prova do que é este país, limitado, escravo,confiscado pela própria burocracia que instituiu. Na verdade é uma espécie de “burocracia informatizada”, mais difícil ainda de vencer que a burocracia dos tempos dos papéis e das xerox autenticadas. Aquela já se chamava de “burrocracia”. Esta de hoje, no Bradesco, extrapola a expressão, vai muito além. É preciso encontrar a a palavra ideal que a defina.

Acuado e sem outra alternativa, só me resta partir para os meios jurídicos, e através de vara federal e justiça cível, conseguir que seja enviado ao Bradesco uma intimação judicial, informando que EU ESTOU VIVO. Esta, quero crer, será aceita imediatamente pelo tal “sistema”...

Advindos então, as custas judiciais de ambos os processos, os danos morais e materiais, as indenizações que serão atribuídas, alem dos custos de desgastes, telefonemas, reclamações, etc... etc.. que os advogados com toda certeza sabem explorar.

Relembro que estamos em pleno século 21... e eu sou cliente, desde 1982, de um banco que não consegue documentar, pra ele mesmo e para o INSS, que EU ESTOU VIVO !!!

Nilton Moreira Coutinho
Enviado por Nilton Moreira Coutinho em 28/06/2012
Reeditado em 04/07/2012
Código do texto: T3749642