CARTEL DE SINALOA

CARTEL DE SINALOA

Me surpreendeu-me notícias estes dias sobre a prisão atual chefe do tráfego, que substituía o pai preso em 2019 e cumprindo pena, agora também o filho está preso respondendo pelo tráfego de drogas e crimes afins.

O que surpreendeu foi os números, que 90% dos comercio de droga atual passa pelas mãos deste enorme cartel, com faturamento de bilhões.

Logico que para este faturamento, existe um grande exército atras do mesmo, e como por traz das drogas e para poder dar sustentação ao mesmos crimes conexo são praticados, o tamanho do exército é maior que as forças nacionais de diversos países do mundo e mesmo o México onde o cartel mante sua sede, o governo central, pensam duas vezes antes de enfrentar este exercido das drogas, pois a represália que poderá sofrer dos mesmos amedrontam qualquer governo, mesmo deste grande pais que é o Mexico.

Já disseram que o mais rico traficante de drogas do mundo foi Pablo Escobar da Colômbia, que não sabia o que fazer com o grande volume de dólares arrecadado, e que costumava enterrar contêiner (de carroceria de caminhões) cheio de notas, e para que não espalhasse o segredo todos que participavam do aterramento eram mortos, para manter o local em segredo no mundo.

Muitos recursos eram ainda distribuídos aos governos municipais para fazer obras públicas em geral, o que dava alguma sustentabilidade ao cartel conhecido como Cartel de Cali (Colômbia).

É certo que nem o Brasil ficou imune de investimento deste grande cartel, onde investiu em uma fazenda no Jalapão (Ponte Alta-TO), com plantação de Jujuba, em uma região que não tinha estradas de acesso e onde os funcionários iam trabalhar de helicópteros, isto na década de 80/90, quando então foi confiscado pelo governo do Tocantins. 21/01/2023.

estreladamantiqueira
Enviado por estreladamantiqueira em 21/01/2023
Código do texto: T7700984
Classificação de conteúdo: seguro