"A Escola Eficaz".

A funçao primordial da escola é ensinar. A ideia principal que nos vem à cabeça quando pensamos sobre uma escola eficaz é que so é boa se os alunos nela aprendem.

Houve uma epoca , no Brasil e em outros paizes, que se alegavam que a escola nao era boa porque seus alunos eram pobres, subnutridos, doentes, porque faltava merenda ou porque os pais eram desinteressados.

O problema era do aluno, da familia ou da economia. Nunca era um problema da escola. Muita gente, ainda hoje, acredita nisso, inclusive dentro de escolas da rede publica.

So que com as pesquisas sobre escolas eficazes, essas ideiads foram desmentidas. Qualquer escola, mesmo nos ambientes mais pobres e dificeis, pode se tornar uma escola eficaz, basta que reconheçam e admitam que a eficiencia da escola pode ser conseguida, atraves do esforço e da mobilizaçao dos profissionais, associados à comunidade.

Hoje, em qualquer municipuio, a maioria das pessoas sabe identificar as boas escolas e sabe o que faz a escola ser boa.

Para o diretor, o grande desafio é saber como transformar sua escola numa boa escola.

Existem conhecimentos e modelos a ser seguidos, mas nao ha magicas, segredos ou misterios que so alguns conhecem.

Toda escola pode se tornar uma ecola eficaz, desde que haja uma politica pedagogica voltada para o comprometimento com a escola.

O Plano de Desenvolvimento estabelece , tambem as estrategias de capacitaçao tecnica e de desenvolvimento pessoal dos profissionais da educaçao. Essas estrategias sao focalizadas no programa de ensino dos alunos e, nao sao decididas pela Secretaria de Educaçao: elas fazem parte das tarefas da escola, e sao de responsabilidade dos profissionais , ali alocados, e do diretor.

Na escola eficaz os professores e dirigentes sentem-se responsaveis e se responsabilizam pelas decisoes pedagogicas: o que ensinar, quando ensinar, como ensinar.

A escola possui um projeto, um programa que é compartilhado por todos e implementados, atraves das atividades que acontecem dentro e fora da sala de aula.

Tudo na escola eficaz é educativo e contribui para os objetivos educacionais.

A autonomia pedagogica da escola eficaz, tambem caracteriza uma elevada ambiçao: a escola nao se contenta com objetivos genericos, mediocres. Ela estabelece altos padroes de desempenho para seus profissionais, e se compromete a obte-los.

A escola eficaz busca autonomia administrativa, pedagogica e financeira. O que significa a autonomia da escola sao que muitos dos diretores , em sua relaçao com a Secretaria da Educaçao, tem duvidas quanto ao limite de sua autonomia na gestao da escola.

Entretanto, eles sabem , pelas mudanças na sua pratica diaria de administraçao da escola, que a autonomia tem representado o aumento de responsabilidade dele proprio e da escola em relaçao aos resultados pedagogicos, utiilizaçao e prestaçao de contas dos recursos alocados, relacionamento com a comunidade e busca de parcerias.

A escola conquista a autonomia na vivencia da liderança democratica, assumindo seu papel educativo na formaçao de um cidadao que sabe fazer, agir, ser e conviver num mundo em constante transformaçao.

As escolas eficazes tem que manter um ambiente agradavel. O ambiente, tambem é de ordem, pois a escola tem regras e todas as cumprem. As regras valem para todos: professores, alunos, dirigentes, comunidade; nao ha favoritos ou privilegiados, o que propicia uma verdadeira convivencia harmoniosa.

As pesquisas sobre essa questao de escola eficaz apontam algumas demandas colocadas pela nossa realidade social, economica e politica, trazendo para a direçao e equipe da escola novos desafios, que so poderao ser respondidos com estreitamento da relaçao escola/comunidade.

A exemplo , temos a questao da violencia nas escolas, onde pesquisas apontam que o envolvimento da comunidade com a escola provoca alteraçoes significativas nos resultados da violencia.

Essas participaçoes se efetiva por meio de abertura da escola para a realizaçao de reunioes comunitarias, eventos, palestras e cursos para os segmentos comunitarios.

A direçao da escola reconhece, muito bem, qual a importancia do envolvimento da comunidade no trabalho escolar.

Pelo que foi visto no texto, a autonomia para uma escola eficaz é uma construçao social e politica, que se dá pela interaçao dos diferentes atores, do sistema e das escolas, num processo democratico que supoe liberdade, participaçao, pluralismo e responsabilidade.

Solange Gomes da Fonseca
Enviado por Solange Gomes da Fonseca em 07/04/2010
Código do texto: T2182161
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