O HUMANO

O Mapa Mental
**********
Procura informação...
Encontrado,
É lido,
Relido.
************
Examina...
Classifica...
Compara...
*****************
Reconhece...
Decide.
O mapa mental examina, edita e classifica tudo o que chega por meio dos nossos cinco sentidos, em função de nossos conhecimentos antigos.
Quando se trata de um assunto novo, o cérebro o aceita sem restrições. Se for um assunto conhecido, ele faz comparação com os conhecimentos anteriores.

Ao passar pelas percepções, o indivíduo seleciona, organiza e interpreta a informação para criar quadros do mundo: é uma apreensão da realidade através dos sentidos. A percepção envolve um estímulo receptor do entorno físico e social através dos vários sentidos e, com base na experiência já vivida, se junta às necessidades presentes. Mesclam-se as experiências trazidas à memória com as do presente, ocorridas através da percepção em um contínuo fluxo de idéias.

Os paradigmas são regras que dirigem o comportamento das pessoas. São úteis e funcionam como verdadeiros filtros que focalizam as informações mais importantes e que selecionam o que as pessoas deverão receber a respeito do mundo que as rodeia. Estas inconscientemente e sem perceber, são levadas por seus paradigmas.

Por ser o mapa mental diferente da realidade que ele representa, quando descrevemos algo, na verdade estamos descrevendo a nós mesmos: nossos paradigmas e percepções.

Quando alguém discorda das nossas opiniões, imediatamente achamos que a pessoa está errada. Cada pessoa vê o mundo por meio das lentes específicas de sua própria experiência. É preciso que as pessoas se conscientizem dos seus paradigmas ou pressupostos básicos. As pessoas adquirem suas crenças "a partir da interpretação de suas experiências".

Qualquer crença que uma pessoa possua é mais uma opinião subjetiva do que um fato objetivo. Somente por meio da reavaliação crítica de antigas crenças é que podemos mudá-las.

Nosso sistema de crenças pessoais cria a nossa realidade. São elas os alicerces de nossa vida. Infelizmente, temos de reconhecer que muitas delas vieram de maus educadores e são, portanto, erradas.

A pessoa que reconhece ser influenciada por suas próprias experiências consegue examiná-las conscientemente. Poderá testá-las em confronto com a realidade e assumi-las com maior responsabilidade. A consciência dos paradigmas faz com que as pessoas se abram para os conceitos e opiniões dos outros, obtendo, assim, uma visão mais objetiva.

O mapa mental oferece as bases para as centenas de decisões tomadas diariamente. O comportamento humano é ordenado e intencional, pois é guiado pelo mapa mental de cada indivíduo. A pessoa assume correta ou incorretamente que, se agir de certa maneira, obterá o resultado que deseja.

As pessoas optam pelo comportamento que lhes permite alcançar os resultados desejados. São as informações das lições do passado que estabelecem a ligação entre a causa e o efeito. As pessoas se comportam de acordo com a necessidade de atender a seus próprios interesses.
NATIVA
Enviado por NATIVA em 18/04/2010
Reeditado em 08/05/2019
Código do texto: T2204137
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.