Gestao Escolar no Brasil

De nada adianta pegarmos , mesmo os bons exemplos, que venham de um outro país , que tem cultura e habitos diferentes do Brasil e, querermos adapta-los as nossas leis educacionais num projeto pedagogico, que o resultado nao sera o mesmo.

Em toda sociedade observamos o desenvolvimento da consciencia de que o autoritarismo, a centralizaçao, a fragmentaçao, o conservadorismo e a otica do dividir para conquistar estao ultrapassados e, em ultima instancia , à estagnaçao social e ao fracasso de suas instituiçoes. Essa mudança de paradigma é marcada por uma forte tendencia à doaçao de concepçao e pratica interativas, participativas e democraticas, estabelecendo-se alianças, redes e parcerias na busca de soluçoes de problemas.

Nao so a escola é responsavel por "mudanças", como a propria sociedade tem obrigaçao de fazer cobranças para que a gestao escolar seja empregada numa politica pedagogica do "bem-querer", à todos inseridos no processo. Embora, saibamos que esse enfoque nao seja plenamente adotado e, ao ser levado em consideraçao, ainda, por um velho e ja enfraquecido paradigma orientado da cobrança, em vez de participaçao, ele tem grande impacto sobre o que acontece na escola, que é hoje, mais do que nunca bombardeada por demandas sociais das mais diversas ordens.

O fio condutor para que esse movimento possa vir a ter resultados no Brasil, ha longo prazo, é alterarmos o sentido e a concepçao de educaçao, de escola e de relaçao escola/sociedade para um envolvimento de esforço especial de gestao na organizaçao das escolas. Assim, com esse enfoque poderiamos comandar e controlar, mediante uma visao objetiva de quem atua sobre a unidade e nela intervem de maneira distanciada, ate mesmo para manter essa objetividade e sua propria autoridade, centrada na figura do diretor.

Os sistemas educacionais, como um todo, e os estabelecimentos de ensino, como unidades sociais especiais sao organismos vivos e dinamicos, que fazem parte de um contexto socioeconomicocultural marcado nao so pelas pluralidades, mas tambem pela controversia que vem , se manifestando nas escolas. Essa mudança de consciencia esta associada à substituiçao do enfoque de administraçao pelo de gestao. Portanto, sua pratica é promotora de transformaçoes de relaçoes de poder, de praticas e de organizaçao escolar em si e, nao de inovaçoes.

A autonomia é uma necessidade , quando a sociedade pressiona as instituiçoes para realizarem mudanças urgentes e consistentes , e esse processo é, sobretudo, o comprometimento coletivo.

Quando a equipe funciona em harmonia, o trabalho politico pedagogico da escola, onde todos ministram juntos suas tarefas educacionais, torna-se menos arduo nessas discussoes e, suas metas sao alcançadas, proporcionando aos professores, mais segurança e acabando por estabelecer uma ligaçao harmoniosa entre a escola e a comunidade.

A gestao escolar participativa assume um papel fundamental. Todavia, sabemos que administrar uma escola é uma empreitada complexa.

Uma gestao moderna nao se faz necessaria com a figura autoritaria do diretor, mas sim por uma conduta de relacionamento natural com todos os integrantes do universo.

A habilidade de se ouvir bem, como muitas outras coisas na vida esta na questao de simples treino. Algumas pessoas ja aprenderam a ouvir e outras , ainda precisam desenvolver esta habilidade, pois com essa habilidade desenvolvida, o lider negocia melhoras, atendendo as necessidades reais e, seus colaboradores irao avaliar com maior seriedade e eficacia as decisoes para uma gestao escolar de qualidade dentro das escolas brasileiras.

A melhor sala de direçao é quando a escola tem a funçao de favorecer a aprendizagem dos conhecimentos construidos pela humanidade e valorizados pela sociedade. Assim, os seus objetivos sao distintos e, desenvolvem o que inclui uma aprendizagem de padroes comportamentais, atitudes e valores aceitos pela sociedade em geral e pela comunidade.

É fundamental lutarmos para manter as conquistas democraticas constitucionais. É preciso ir, alem e, se comprometer com uma constituiçao democratica cotidiana nas escolas.

As praticas do cotidiano escolar constituem um horizonte para o surgimento, crescimento e consolidaçao de um projeto democratico alternativo.

Uma escola de qualidade tem uma personalidade esprcial, que integra os 'perfis' de suas equipes internas e da comunidade externa.

Solange Gomes da Fonseca
Enviado por Solange Gomes da Fonseca em 22/04/2010
Código do texto: T2211846
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