A vivência ética no processo de ensino aprendizagem.

Valores morais, responsabilidade, democracia, ética, são fatores fundamentais para a formação do cidadão consciente e devem ser preocupação constante no processo ensino aprendizagem.

Tomando por base o conceito dado pelas autoras Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, na obra Filosofando (1986), verificamos que “A moral é um conjunto de regras que determinam o comportamento dos indivíduos na sociedade, e que tem a finalidade de garantir a concordância entre eles.”

Sendo assim, nós professores e educadores devemos estar conscientes de que os padrões de ética e moral mudam conforme a evolução da sociedade e precisamos levar nossos alunos a analisar a história e evolução do mundo que os cerca, criticamente, sem preconceitos, respeitando e compreendendo as diferenças existentes.

Devemos nos preocupar em mostrar o valor de se tomar decisões democráticas, onde todos podem participar dando suas opiniões e buscando a melhor solução para todos.

É preciso que o aluno saiba que faz parte de uma sociedade que tem suas regras e leis, onde ele tem a liberdade de agir, mas deve assumir as conseqüências de seus atos. Isto é, ser responsável.

Trabalhar a ética não é apenas levar para sala de aula um texto e falar sobre ele mostrando os valores da sociedade e o comportamento do indivíduo, implica em postura constante de todos que fazem parte do ambiente escolar e do processo educacional.

Regina Roppa Evilasio