A educação no Brasil é excelente ?

Após ler, comentários abomináveis em uma determinanda comunidade no "orkut", resolvi manifestar-me.

Caso algum "ser" venha ler meu comentário, rogo que não encarem como crítica rebeladora, porém o senso auto-crítico, é necessário! Principalmente tratando-se da pluralidade a qual estamos passando: fatos históricos, processo educacional contínuo, professores descontentes perante a um "Estado" omisso que os reduz ao pó .

Retrocedemos ao ponto, de haver uma brusca reforma ortográfica, na qual acentos preconizam nosso idioma tornaram-se desnecessários.

Ok! Por frações de segundos iremos dar uma trégua ao "Estado".

Analisemos, de forma irracional, pois assim que os "soberanos" nos projetam.

****************************************************

Visão (Senso Comum e Poder)>>O sistema é muito bom, funciona muito bem, alunos fingem aprender, professores fingem ensinar, governantes fingem pagar e investir. Depois é só fazer uma propaganda com crianças e professores (todos atores) sadios e sorrindo. Arrumar uma estatística manipulada qualquer, que tudo termina bem. Os "fakes" fazem o trabalho deles falando que está ótima a educação e pronto!

****************************************************

Visão racional>>Todo o processo de sucateamento pelo qual nossa educação passa, seus efeitos estão sendo resultados agora.

Logo, indago a incógnita... o grande desinteresse pela Educação, é tanto pela parte dos educadores quanto dos alunos? Ou uma cultura adotada "pelos poderosos", afim de minimizar nossa percepção?

Se analisarmos de maneira instantânea veremos que boa parte dos alunos são desinteressados, mas será que a educação está sendo aplicada de maneira a despertar interesse e propor objetivos?

A própria inversão de valores na nossa cultura atual provoca uma desvalorização da educação: "Istudá pra quê? Num vô ficá rico memo só estudando! Tem gente que ganha dinheiro sem terminá nem o terceiro ano do culégio"...

Esses também são fatores a serem pensados quando falamos da educação, além é claro, da política, visualizadores de estatísticas duvidosas.

A problemática da existência- alunos desinteressados é um assunto que requer mais atenção!

Entretanto, países ao qual a educação entende-se como "excelência", não é garantido a formação do caráter, conduta, ética, etc.

Questão predominante, "fator-crise" paradigmáticos afetado por ricos e pobres. Modelo de vida fundado no capitalismo que deforma a personalidade humana. Nem uma educação excelente garante que uma pessoa torna-se um cidadão honesto, já que neste mundo somos treinados para competir e vencer o "outro", esmagar o "outro".

O outro duplamente citado, junção agressiva, sistemática e predatória, nada mais é que a concorrência predominante e eliminatória (Selva Educacional).

Esse é o sentido que permeia a educação, tanto excelente como a péssima.

Não adianta falar em educação de forma descontextualizada. Se a educação não vai bem é porque a sociedade não vai bem em primeiro lugar.

Portanto, paira a questão quanto aos otimistas, que intitularam o tópico de maneira atreladora ao senso comum.

A educação é excelente porque? Para quem? Quem se befeficia dela?

Clusius
Enviado por Clusius em 15/07/2010
Código do texto: T2379272
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.