A TEORIA DA SEMICULTURA

A TEORIA DA SEMICULTURA

No texto teoria da Semicultura e suas Contribuições para a Teoria Crítica da Educação, nele Bruno Pucci faz uma análise do texto Teoria da Semicultura elaborado por Adorno em 1959 no qual aborda elementos para uma educação contemporânea colocando em contraponto a dupla face da problemática pedagógica: A forma com que o capitalismo tardio educa seus reprodutores negando a formação cultural e a mesma, e ao mesmo tempo através da semiformação generalizada se diz ser a formação cultural. Essa formação cultural segundo Adorno se converteu em seu contrário, pois a formação cultural é uma formação para vida para o espírito e não para mercado de trabalho, porém no mundo capitalista que vivemos tudo nos conduz para ele.

Essa formação cultural seria uma função peculiar da educação, contudo a educação está inserida numa sociedade de classes, e capitalista, com isso a escola é muito mais aquilo que a sociedade faz dela do que ela faz a sociedade, ou seja, a escola não consegue determinar a sociedade.

Para Pucci Adorno relata que “A universalização do mercado, a contradição entre formação cultural e a sociedade de consumo não apresenta como resultado a não-cultura o não saber e sim a semicultura”. (A Educação Danificada, Bruno Pucci, 1997. P.96).

Simicultura é a posse de fragmentos da cultura se julgando culturalizado, a mesma só pode existir por causa da cultura, assim ela também e a destruição da cultura. Dessa forma um semiculto se julga sabedor e despreza as possibilidades de saber verdadeiramente.

Apesar de quase não aparecer, pois hoje a semicultura está em todos os lugares, a cultura ainda existem em certas profissões, Vários fatores contribuíram para a perda das tradições como: a extinção da autoridade para a maior liberação do individuo, não usar o guardar de cor, para o ato de entender, o desaparecimento da filosofia, a carência de imagens e formas de existências, a “democratização do entendimento” que sacrifica a necessidade do momento expressivo nas criações culturais, a eliminação dos momentos de diferenciação, desenvolvendo sempre o mesmo excluindo o novo, a poda do espírito crítico no qual a individualidade a particularidade está ameaçada pela universalização da integração, a atrofia da espontaneidade, a razão instrumental que apaga a luz da cultura que fazia o ser humano ir além de si mesmo, a adulteração da vida sensorial a mesma processa uma impotência não só da razão, mas também do indivíduo.

Dessa forma houve a fracasso da formação cultural e o crescimento da semicultura. O semiculto na sua essência de pouco sabe. Precisa-se resgatar novamente a formação cultural e cabe aos indivíduos, grupos e classes destravarem essa batalha evoluindo da semicultura para a formação cultural e junto com ela a autonomia do espírito.

O texto sobre a indústria cultural de Antônio Álvaro Soares Zuin relata que hoje pessoas que se dizem conhecer de tudo um pouco, sem se aprofundar em nada, sabendo de vários assuntos um pouco, se desfazendo da teoria e se considerando “cultos”, segundo o autor geralmente as opniões dessas pessoas são baseadas em opniões populares já formadas. A partir daí é importante ressaltar a importância da teoria que possui certa independência da prática, porém uma não corre sem a outra.

Para Zuin a educação é emancipação, mas como produzir uma consciência emancipada se hoje vivemos numa sociedade que nos impõe valores de uma semicultura, se a indústria cultural manipula nossa consciência para aceitarmos e reproduzimos o que a semicultura quer.

Essa semicultura é resultado do processo de industrialização de globalização esse tendência vem deste os primórdios do capitalismo, é agora muito mais forte, pois consumimos todos os dias produtos da semicultura, esse fenômeno faz com que nos sentimos em casa em todos os lugares, e ao mesmo tempo nos torna, cada vez mais solitários.

Concluindo Zuin relata que Adorno procura em todos os momentos compreender o hiato entre ideologia da igualdade e sua concreta realização, com isso traz a tona todos os verdadeiros objetivos dessa ideologia que me atrevo dizer que é muito triste.

Cassiane Oliveira
Enviado por Cassiane Oliveira em 05/08/2010
Código do texto: T2420327