HISTÓRIA EM QUADRINHOS E LETRAMENTO

Trabalhar a História em quadrinhos em sala de aula possibilita ao educando desenvolver-se em seu processo de alfabetização ou letramento e é de grande importância, pois permite desenvolver a criatividade e a imaginação, direcionando a leitura e a escrita dos educandos além de ser fonte de diversão.

Márcio Alessandro de Melo

Gestor-Adjunto da Escola Estadual Ezequiel Bertino de Almeida

Professor de Língua Portuguesa – Cupira-PE

Endereço eletrônico: professormarcio@hotmail.com

Todos nós professores de Língua Portuguesa somos sabedores que o domínio da Língua oral e escrita é de grande importância para que o educando tenha uma participação social efetiva. Entretanto a escola ao ensina-la tem a missão e a responsabilidade de mediar o acesso do educando aos conhecimentos lingüísticos, necessários ao seu desenvolvimento como cidadão que interage através de uma língua viva, mostra-lhes através dos textos orais ou escritos.

É importante destacar que os objetivos em relação à leitura e a escrita são essenciais no processo de letramento e alfabetização, momento importante, onde o educando está sendo adentrado dentro de um universo de curiosidade em relação ao mundo e ao significado das coisas e fatos que lhe são apresentados.

Trabalhar a história em quadrinhos nessa fase é possibilitar desde cedo o contado com diferentes textos e de diferentes estruturas e além de tudo fornecer subsídios para desenvolver a capacidade de análise, reflexão e interpretação na formação do leitor.

Uma das grandes vantagens de trabalhar com esse tipo de texto é a ludicidade que o mesmo propicia em relação à aprendizagem, construindo uma relação de alegria e prazer diante do trabalho realizado com a leitura e desenvolvimento leitor em que o texto atrelado à imagem transmite um momento de descontração e prazer de estudar.

A história em quadrinhos faz com que o educando tenha o contato com o caráter social da escrita, a partir do momento em que ele observa diante da expressão dos personagens atreladas as suas falas, buscando ler com significação. Desta forma para que eles possam ler e escrever, antes é necessário que os mesmos pensem sobre a escrita e o que ela representa para a sociedade e como ela representa graficamente para a sociedade a qual está inserida.

As imagens das histórias em quadrinhos facilita a compreensão e a percepção do que os educandos estão lendo ou imaginam o que estão lendo, fazendo dessa leitura uma leitura expressiva e que a mesma possa desenvolver novos saberes e novas idéias.

O trabalho com esse gênero textual tem a responsabilidade de intercalar a imagem ao texto que é um ótimo instrumento para o desenvolvimento leitor. E nós professores devemos ver a imagem como parte integrante do processo de significação possibilitando ao educando a compreender o que está lendo, tanto na escrita como na leitura de imagens, atribuindo sentido ao contexto social em que está sendo desenvolvida a história e a vida dos personagens.

Produzir diálogos é uma habilidade muito especial porque, ao escrevê-los, temos de ser fiéis às características do personagem. Um homem adulto fala diferente de um menino e ambos, por sua vez, falam diferente de uma mulher adulta ou de uma menina. Além disso, cada personagem se expressa de acordo com o papel social e a ação que está desempenhando naquele momento: de professora, de namorado, de médico, de crianças brincando etc.

As HQ incorporam muito dessa dinâmica das interações da vida real. Por isso é um bom exercício trabalharmos, sempre em grupo, diálogos que poderão preencher os balõezinhos de uma HQ.

Você tem o hábito de ler histórias em quadrinho? Já teve oportunidade de levá-las à sua sala de aula? Se seus alunos não estão familiarizados com esse gênero, sugerimos que dedique algumas aulas a explorar as suas características, como, por exemplo, a sucessão das ações representadas na forma como os quadrinhos se apresentam; balões que representam diálogos e balões que representam pensamentos; histórias que são obras abertas, isto é, que permitem mais de uma interpretação ao final.

Alessandro Mello
Enviado por Alessandro Mello em 23/01/2011
Código do texto: T2747149