REFLEXÕES SOBRE AS LIÇÕES DE BILL GATES

REFLEXÕES SOBRE AS AS LIÇÕES DE BILL GATES

“We’re better together”(Estamos melhores juntos-frase dita por minha amiga Julia Dojas)

Pessoas, recebi nestes dias um PPT sobre um discurso que dizem que Bill Gates fez em uma escola. Alguns pontos colocados em sua fala, percebo que são interessantes de mereceram a atenção. O admiro por suas contribuições à área tecnológica. Certamente fez algumas ações que beneficiam algumas pessoas. Porém, quando pensamos em educar para a Cidadania Planetária, educar para a inclusão, seu discurso se faz altamente excludente. Com minhas experiências de vida e leituras de teóricos como Humberto Maturana, Maria Cândida Moraes, Paulo Freire e outros grandes mestres como Jesus Cristo, Gandhi, Krishnamurti-teríamos muitos outros para citar-, desejo trazer algumas reflexões sobre suas duras frases e perceber que não é assim que se faz o humano tornar-se humano. E, a desumanidade e violência, bem como a destruição planetária pela produção e consumismo inconsciente e inconsequente já estamos presenciando no nosso dia dia-a-dia como resultado do pensamento cartesiano excludente, fragmentador, hierárquico, opressor e dual.

Em suas frases dizia-se "1.A vida não é fácil.”

Bem, meu pai dizia que á vida é dura para quem é mole. Superei muitas dificuldades em minha vida e continuo a fazê-lo, e digo: ”se você acha que pode, você pode e se você acha que não pode, você não pode!". Sentimentos, pensamentos, emoções e ações amorosas para consigo, com o outro e com a natureza devem estar sempre alinhados para a realização de nossos sonhos.

Foi graças a esperança e amorosidade de minha mãe e a tenacidade amorosa de meu pai bem como, professores firmes, porém também amorosos, que consegui superar muitas adversidades da vida sem deixar-me endurecer ou brutalizar-me. Dinheiro não é nosso guia de busca a felicidade e sim a cooperação e amorosidade, como disse Maturana e todos estes que citei acima. Dinheiro e bens matérias tem que ser uma ferramenta que nos traz alguma qualidade de vida desde que jamais precisemos menosprezar outro humano ou natureza para mostrarmos nosso poder e superioridade.

“2.O mundo não está preocupado com a vossa auto-estima. O mundo espera que vocês façam alguma coisa útil por ele antes de vocês se sentirem bem convosco próprios". Eu penso que se a nossa única razão de viver for ter “utilidade” a vida torna-se completamente sem sentido e o humano robotizado. Talvez algumas pessoas não esperem que você melhore sua auto-estima, mas certamente seus verdadeiros amigos (e você mesmo tem que ser seu amigo) devem importarem-se com sua autoestima. Lembrando que somente damos o que temos. Quanto mais nos amamos maior será a qualidade do amor que doamos. Pessoas felizes fazem outros felizes. Pessoas infelizes se tornam frias, duras e ranzinzas. Assim, ame-se, cuide-se e ajude a outros a também melhorarem sua autoestima. Já percebeu como uma pessoa dura e fria muda quando você faz a ela um elogio sincero? Tudo aquilo que damos atenção se fortalece. Dê atenção ao melhor de cada ser e o verá florescer!

“4. Se vocês acham que os vossos professores são rudes, esperem até terem um chefe. Ele não vai ter pena de vocês.

(Se seu chefe não tiver pena de você (não usaria pena, mas respeito a sua dor) ou maltratá-lo, siga o que eu disse acima ou procure outro trabalho em que você possa dar o melhor de si e expressar seu potencial criativo com alegria. Faça um favor para si mesmo e para a vida - Estude muito para ter liberdade, ame-se e a teu próximo como a ti mesmo. SEJA FELIZ E faça outros felizes. Existem muitas empresas hoje como a GOOGLE que reconhecem a felicidade como um aspecto profícuo para a criatividade. Cabeça quente não pensa. Coração aberto cria, encontra abraços e une forças para resolução de problemas.

Como professora, cabe aqui o mesmo que foi dito no parágrafo do item anterior. Pessoas infelizes se tornam frias, duras e ranzinzas. As pessoas dão o que tem. Professores estão tendo um tratamento muito duro e desumano, infelizmente alguns refletem em sala de aula. Junto a isso temos a falta de respeito-reverência pela figura do Educador, mas falar sobre isso caberia em outro artigo ou livro. O que quero dizer aqui é que Professores podem edificar vidas ou destruir uma humanidade. Já vi muitas crianças com dificuldades de aprendizagem terem suas vidas destruídas porque na infância foram negadas, criticadas, ofendidas e rotuladas duramente. Como também já vi professores espetaculares reconhecerem potenciais ilimitados de crianças que pareciam “não ter jeito” e transformá-los em grandes homens e mulheres, grandes human@s. Citamos o próprio Einstein e pessoas com severas limitações físicas que fazem a diferença por sua arte de viver a vida.

Também cabe lembrar que amorosidade não deve ser confundida com falta de limites e respeito. Sobre isso vocês que leram meus outros textos sabem minha opinião. Quem ama também deve saber dizer “nãos” para que as crianças aprendam que o conviver em sociedade traz implícito direitos e deveres, entre eles respeitar ao outro e seu espaço.

Inspirada em uma frase de Abraham Lincoln eu digo em minhas palestras: "Tudo que fui, tudo que sou e que ainda poderei ser, devo a anjos chamados pai e mãe, bem como a meus professores e jamais esquecendo os amigos e amigas flores e folhas de minha árvore". Na teia ou na árvore da vida, jamais estamos sozinhos. O humano somente se faz humano pelo olhar amoroso e acolhedor de outro humano. De outra maneira, brutaliza-se e construiremos mais máquinas que homens.

Abraço forte pleno de fraternura