A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER

Ao longo de tantos anos de prática pedagógica, Paulo Freire (1988) aceitou falar um pouco da importância do ato de ler, dizer algo do processo que envolvia uma compreensão crítica do ato de ler em que a leitura do mundo precede a leitura da palavra e linguagem e realidade se prendem dinamicamente entre o texto e o contexto, de forma que educadores e educandos precisam se posicionar criticamente ao vivenciarem a educação que é um ato fundamentalmente político.

Criticando métodos, tradicionalmente, utilizados para o ensino/aprendizagem da leitura, em que se utilizavam técnicas repetitivas, mecânicas e descontextualizadas, Paulo Freire (1988) questionou o sistema ignorando, inclusive, o que ele denominou “deficiência na leitura do mundo” aplicada pelos próprios educadores da época (se é que ainda não acontece tal fato) impossibilitando, desta forma, que o aluno consiga fazer a leitura da palavra, que é o principal propósito do educador. Mas para ele, “a leitura do mundo precede a leitura da palavra” (FREIRE, 1988, p.11) pelo que se a primeira não existe, a segunda também não surge, pois bloqueia o educando, tornando-o insuficiente para decodificar o código emitido pela ausência, segundo Kleiman (1989), do conhecimento prévio na leitura. Entretanto, o ato de ler vai muito além da concepção que comumente se tem; não se deve esperar apenas que o educando faça a leitura da palavra escrita, já que se associam entre si, mas também a leitura de um gesto, de uma situação, do olhar de alguém, do tempo, do espaço (MARTINS, 1986).

Uma vez que aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se é, antes de mais nada, aprender a ler o mundo, é preciso ter posição crítica e fazer essa leitura, que influenciará, sem dúvida, a leitura da palavra e, consequentemente, a escrita, pois o leitor passa a tomar contato com novas formas linguísticas, a enriquecer o vocabulário, a descobrir mundos e ampliar seus conhecimentos, tendo a capacidade de análise e interpretação e extraindo substratos para seu próprio texto.

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 22. ed. São Paulo: Cortez, 1988.

KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1989.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. In.: Coleção Primeiros Passos. 7. ed. São Paulo:Braziliense, 1986.

Prof Emilson Martiniano
Enviado por Prof Emilson Martiniano em 19/05/2011
Reeditado em 09/09/2016
Código do texto: T2979724
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