Por que a escola demora tanto para mudar?

Muitas pessoas, incluindo professores e educadores, reclamam que a escola é atrasada, que muda devagar, e que isto é ruim. Concordo totalmente com isso, porém, não acho que a culpa seja da escola e/ou do governo, ou seja, não estou aqui para criticar, mas sim, para refletir com vocês, e tentar entender o motivo disto. Acredito que críticas, em especial no ambiente da educação, política (consumismo, capitalismo, governo), entre outras, já viraram um tanto clichê. Todos se acostumaram a falar mal, mas não percebem que muita coisa não muda porque realmente não é possível. Nem sempre é verdadeira essa paranóia de falta de vontade, controle, maldade, dentre outras coisas, por parte do governo.

Primeiro devemos lembrar que o currículo da escola tenta ser único num país grande como o nosso, ou seja, ele tenta ensinar a mesma coisa, seja onde for, tendo muitas vezes que ignorar fatores regionais, para que seja "justo" posteriormente (para qualquer pessoa do Brasil poder prestar USP, UNICAMP, pois se houvesse matérias locais, não daria para que mora longe delas, prestar o vestibular). Por exemplo, seria importante aprender a história de sua cidade, mas e aí? Como faria um cidadão da Bahia, que estudou a história de Salvador, para prestar a USP, que cobraria a história de São Paulo em seu vestibular?

Além disso, devemos nos lembrar de que o currículo está submetido a uma cultura. Por exemplo, os homossexuais não compreendem que não basta chegar e colocar conteúdo "anti-homofobia" no curriculo e pronto. Há maioria religiosa e cristã no país, da qual condena o homossexualismo. Com tantos pais religiosos pelo país, colocar conteúdo anti-homofobia não é uma tarefa fácil.

Há outros exemplos, como o ensino do criacionismo, religião etc., estes nos mostram que quando agradamos um, desagradamos outro. E tem missão mais difícil do que agradar à todos? Não creio que exista. O pior ainda é quando o governo ou a escola cede para um (por exemplo, aceita ensinar uma cultura X, como a africana), logo aparecem outros também querendo o mesmo. Ou seja, todos querem um pedacinho lá, e quando um consegue, o outro quer também, deixando todos em uma saia justa.

Existem ainda outros fatores que prendem o currículo da escola: Dinheiro (pagar professores para x matérias), quantidade de horas de aula por dia, condições estruturais (existem escolas que tem sala de informática e escolas que não. Por conta disso, o currículo acaba não propondo aulas de informática e aulas na sala de informática, para não ser injusto (unfair) com as que não tem).

Desta forma, fica claro que é muito fácil criticar o currículo, o governo, as autoridades, mas, compreender os reais motivos, refletir um pouco, e procurar ajudar, isso ninguém faz.

Octávio Fonseca
Enviado por Octávio Fonseca em 13/06/2011
Código do texto: T3032941
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