Marketing: Uma ferramenta bem utilizada que pode gerar grandes benefícios

O maior problema quando visitamos um futuro cliente para vendermos um espaço publicitário é o tempo disponível que o cliente tem para ouvir a proposta. O cliente sempre está ocupadíssimo, atendendo vendedores ou consumidores ou se programando para ir ao banco, ou pensando em ações rápidas para estancar o saldo negativo e melhorar os seus lucros, e assim a ferramenta que poderia definir as ações para melhorar o desempenho da empresa ou produto ou receita, fica em terceiro plano.

Para a empresa crescer, tornar conhecida e os produtos e serviços serem adquiridos pelos clientes é necessário que o empresário disponha de certo tempo para definir os objetivos e as estratégias de marketing em sua empresa, caso não disponha desse tempo contrate uma empresa de sua confiança para desempenhar este papel.

Com o acirramento da concorrência no mercado, as empresas buscam cada vez mais diferenciar seus produtos para conquistar a preferência dos consumidores. O marketing tem um papel importante nessas duas etapas. A maneira como se faz a exposição de produtos e serviços é tão importante quanto à manutenção do relacionamento com o consumidor, de maneira que este continue prestigiado a marca, além de recomendá-la ao seu grupo de referência.

Segundo o pensamento de LUPETTI reforça que marketing não é comunicação ou propaganda, não é vendas, nem atribuição de preços aos produtos. “Marketing pode ser tudo isso”. As ferramentas somente farão sentido se forem utilizadas pela empresa de maneira coerente e nos momentos adequados. Vou da um exemplo costumeiro: um cliente, dono de um supermercado tem um bom produto para vender, mas ele não tem uma boa “vitrine” para expor e valorizar o produto... Ou tem o produto, mas o maior interessado (consumidor/cliente) não sabe que ele tem o produto a sua disposição. O produto tem que ser bom, tem que aparecer, a empresa/marca tem que ser lembrada, fazer a cabeça do povo e ficar na cabeça do povo, atingindo as necessidades e os desejos dos consumidores. Existem empresários antiquados com o pensamento errado que a sua empresa ou produto já é conhecida, está no mercado há muito tempo e não precisa de propaganda... Se assim fosse, as Casas Bahia, Coca-Cola não investiam milhões em propaganda. Com as novas ferramentas de comunicação tudo circula em alta velocidade e é preciso aperfeiçoar, atualizar para se tornar atraente e competitivo.

O Marketing bem planejado é uma importante ferramenta para a empresa ou produto, e a divulgação é essencial para o seu sucesso.

Por: José Renato Bueno