NOVAS TECNOLOGIAS COMO APOIO AO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR

Este texto foi produzido a partir da leitura do artigo que traduz a necessidade das tecnologias como apoio ao processo de inclusão na escola através de uma linguagem clara, com pormenores que vem a cooperar para que o leitor se situe em relação ao tema discutido e tendo como objetivo identificar as principais idéias defendidas pelas autoras, que vão desde mostrar sobre a necessidade de incluir o deficiente e ainda da necessidade em usar dos recursos da informática e suas ferramentas para a inclusão destas crianças com deficiência, estes programas de inclusão no ensino regular é uma iniciativa benéfica ao ensino deste individuo que tenha algum tipo de limitação motora, e que a partir do uso de tais ferramentas de informática e os recursos que ela possibilita passa a ter a possibilidade de interagir na escola através do programa e das ferramentas que viabilizavam o aprendizado das pessoas com deficiência visual, auditiva, paralisia cerebral ou com dificuldades motoras, sendo um modo de fazer com que o conhecimento científico e tecnológico se torne um importante e inovador aliado na inclusão escolar de alunos com tais deficiências.

As autoras concentram-se na área de informática como sendo esta o centro das atenções para possibilitar a inclusão de todas as crianças deficientes dentro do ensino regular mostram ainda que estas crianças não são deficientes, mas sim eficientes dentro de suas expectativas individuais das adaptações que podem ser realizadas para atender as necessidades de cada aluno, desde adaptações com: mouse, teclados e moveis e outras ferramentas necessárias que trazem a possibilidade do deficiente interagir com o computador, tocando com qualquer parte do corpo ou um gemido e assim executar a função desejada, integrando-o ao processo de aprendizado e da comunicação, favorecendo a inclusão no ensino regular da escola.

Temos a certeza de que as crianças que são inseridas em uma sala de aula no ensino regular que seja portador de alguma deficiência e necessite de algum tipo de adaptação ou ferramenta, terá a oportunidade de viver de forma mais independente na escola, tanto para se comunicar com os demais como no seu aprendizado, e que essas adaptações sejam elaboradas a partir do desejo do aluno, do educador e da família sempre presente.

As afirmações de o quanto a utilização das adaptações dos moveis, das ferramentas e dos recursos da informática em geral são importantes para cooperar no processo de ensino e na inclusão do aluno na escola, do aluno no ensino, aluno e o professor e também com os demais alunos do contexto escolar, são realmente uma virtude, pois podemos afirmar que tais recursos utilizados podem e são capazes de fazer com que esse aluno aprenda, e sendo possível que supere os limites, o que não seria possível sem as ferramentas e recursos adequados ou as transformações adequadas, podendo fazer com que o deficiente possa fazer aumentar e transformar o espaço da sala de aula e a si mesmo e dos demais a sua volta, trazendo-o a inclusão de fato, principalmente os portadores de paralisia cerebral que possui pouca coordenação motora e não conseguem se moverem com facilidade.

Podemos perceber que as autoras têm a capacidade de enxergar que a missão de educar e inserir o deficiente deve ser algo transformador, e que deve ser capaz de transformar a realidade dos indivíduos que por algum motivo vivem uma realidade de deficientes, para uma realidade ao lado, inserida na mesma realidade, a realidade da diversidade e da inclusão, porque além de podermos alfabetizar e prepara-los para serem inseridos no ensino regular, podemos ir além, formando estes alunos como cidadãos críticos mesmo que não possam falar caminhar ou se expressar ou mesmo que não saibam quem são ou querem para si mesmos.

Acredito que todas as ferramentas e recursos citados auxiliam, mas é com o olhar individual que realmente o ensinar e o educar acontece e a informática deve ser usada apenas como meio de aperfeiçoar e adaptar o aluno ao ensino individualizado por certo tempo, não podendo substitui o professor nem o ensino regular que é imprescindível à inclusão total entre os alunos.

A sociedade e muito menos a escola ou qualquer outra pessoa não tem o direito de escolher quais serão os deficientes que devem ou não ser incluídos, a inclusão é para todos e sem qualquer distinção, de outra forma nunca acontecerá, a verdadeira e tão sonhada inclusão.

O artigo mostra a importância das tecnologias e suas ferramentas para a inclusão e acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência, e a muito tempo temos observado o grande avanço das tecnologias na area da informática para a inclusão de deficientes, muitas destas tecnologias passam despercebidas e ainda sao pouco exploradas, mas aos poucos as escolas vem recebendo tais recursos, mas o acesso ainda é restrito pois falta treinamento de pessoas qualificadas e alguns deficientes ainda nao tem acesso nem a escola por varios motivos. O artigo mostra ainda que para o processo de inclusao se tornar uma realidade escolar é necessário acontecer uma mudanca no sistema de ensino vindo a beneficiar toda e qualquer pessoa, levando em conta o sujeito e não as suas deficiências e limitações e ainda uma formação continuada a respeito de inclusão escolar direcionada aos profissionais da educação.

Portanto, podemos concluir que devemos sim utilizar novas tecnologias, mas o investimento em capacitação, atualização e sensibilização deve acontecer em toda comunidade escolar, o professor deve ter uma mudança de postura, ser acessorado na resolução de problemas no cotidiano da sala de aula, utilizar currículos e metodologias mais flexiveis, levando em conta a singularidade de cada aluno e favorecer o processo de inclusão para que esta seja uma realidade.

REFERÊNCIAS

http:/www.cinted.ufrgs.br/renote/fev.2003/artigos/regina_novastecnologias.pdf

< Acesso em 14/10/2009 >