Esporte .Alfabetização e Letramento


Esporte é importante no desenvolvimento. Porem um cidadão tem que ter uma formação completa.Praticar e aprender as regras dos esportes.Regras que somente lhe trarão benefícios ao longo da vida.E também ser alfabetizado e letrado.
Difícil é um educador ouvir que letramento não é importante, que o esporte é a realidade.
Mais, na hora do ENEM, de um vestibular, um concurso.
A bola que o aluno vai ter que bater é de uma boa redação. Com um bom entendimento. Senão não vai obter boa nota.
Alunos não são culpados por não saberem se expressar numa redação, nem interpretar as questões do ENEM. Culpados são os tapados que não sabem dividir os conteúdos a serem ensinados ao aluno.
Alfabetizados todos são, mas letrados poucos são.
Em uma sociedade onde quem não possui senso critico não vive, sobrevive. É triste conviver com a realidade da educação, em alguns momentos do caminho.
Ainda possuímos educadores que não se adaptaram as novas regras na pratica. Fazem cursos mas não utilizam isso na pratica.
A capacitação é oferecida. Porem ainda há muita resistência. Concordo que a realidade escolar é diferente dos cursos. Mas nesse momento entra a criatividade do professor. Ensinar letramento é despertar aluno para o prazer dos textos.Ensiná-lo que é um cidadão,que pode opinar e modificar o ambiente em que está inserido. Isso faz parte da sua formação.
Registro aqui minha revolta e tristeza pela falta de apoio nessa tão importante área. Ensino do valor dos textos e da interpretação dos mesmos.
Como entender o que não foi ensinado?
Dentro desse ensino incluído esta o valor do voto.
De acompanhar a realidade do país.
Ler e entender. Necessidade de todo o cidadão.



Su Aquino
Enviado por Su Aquino em 04/09/2011
Reeditado em 05/10/2011
Código do texto: T3199879
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.