A Escola enquanto aparelho ideológico de Estado

A ESCOLA ENQUANTO APARELHO IDEOLÓGICO DE ESTADO

RESUMO

Althusser foi o primeiro critico-reprodutivista a discutir a relação da escola capitalista se posicionando contra o marxismo,pois para ele Marx é anti-humano ao apresentar sua teoria primeiro por que o humanismo é ideologia,por que fala do homem,colocando o como centro e não percebendo que ele desenvolve papel secundário na sociedade,para ele o individuo é apenas um suporte das relações de produção,ainda classifica os aparelhos de estado em repressivos e ideológicos apresentando as relações de produção/reprodução pois para que haja desenvolvimento é necessário haver a reprodução do que se produz.Mostra através da representação da ideologia como funcionam tais aparelhos afirmando ser a igreja o aparelho de estado dominante da antiguidade e hoje como predominante o aparelho ideológico escolar que engloba pessoas de diversas áreas inculcando lhes a ideologia dominante das classes sociais.

PALAVRAS-CHAVE:aparelhos,relação,estado,ideologia.

INTRODUÇÃO

Apresentarei os aparelhos ideológicos e repressivos de estado,discutindo especificamente o aparelho escolar que é dominante atualmente,as relações de produção/reprodução e em que contribuem esses aparelhos.Com base em Althusser e Aranha compreender o que são esses aparelhos e a ideologia por eles empregada seja de modo ideológico e secundariamente repressivo ou vice-versa.

Os Aparelhos ideológicos de estado são instituições distintas e especializadas que na maioria das vezes não possuem estatuto público e são pura e simplesmente instituições privadas.Os AIEs são classificados em repressivos e ideológicos,os AEs repressivos como por exemplo a polícia e o exército funcionam pela violência(repressão)já os AEs ideológicos como as escolas e as igrejas funcionam pela ideologia,nenhum aparelho de estado (AE) é puramente repressivo ou ideológico,secundariamente os AEs repressivos funcionam pela ideologia e vice-versa.As seguintes instituições são consideradas aparelhos ideológicos de estado(AIE):

-AIE religioso(o sistema das diferentes igrejas)

-AIE escolar(o sistema das diferentes escolas públicas e privadas)

-AIE familiar

-AIE jurídico

-AIE político(o sistema político dos diferentes partidos)

-AIE sindical

-AIE de informação(a imprensa,o rádio,a televisão,etc.)

-AIE cultural(Letras,Belas Artes,esportes,etc.)

Essas instituições ideológicas são criadas pela classe dominante a qual cria meios,mecanismos,para manter e reproduzir as condições materiais e ideológicas burguesas de exploração.Os Aparelhos Repressivos de estado (ARE) compreende o governo,a administração,o exército,a polícia,os tribunais,as prisões,etc. pertencem inteiramente ao estado e são únicos.O aparelho de estado contribui para a sua própria reprodução e também assegura pela repressão as condições políticas do exercício dos aparelhos ideológicos de estado,os Ais são considerados concepções de mundo pois consiste em idéias e concepções sem fundamento.Althusser afirma que “não existe aparelho unicamente repressivo ou ideológico”.O aparelho repressivo de estado está ligado a política da luta de classes dominantes que detém o poder do estado,e os aparelhos ideológicos de estado são múltiplos e a maioria autônomos sendo assim o AIE religioso é um aparelho que funciona pela ideologia e secundariamente pela repressão pois se os membros não seguirem o caminho determinado pela igreja sofrerá

repressão por meio de sanções,exclusões,etc.A polícia como um AE repressivo age pela violência física ou não,porém secundariamente pela ideologia que visa manter a ordem e a segurança do país.Como podemos perceber a igreja na idade média era o aparelho ideológico de estado dominante da sociedade,considerada a principal instituição do estado comandando,ditando regras e educando os cidadãos de acordo com os princípios bíblicos e morais,após alguns anos e até os dias atuais o AE escolar passou a ocupar esse espaço de dominante pois ela agrega crianças de diversas idades e classes sociais que são educadas tanto em aspectos morais e cívicos quanto em sistemas de estudo secular(cálculos,ler,escrever etc.)portanto a escola juntamente com a família desempenha um papel importantíssimo quanto a formação dos indivíduos sociais,que desde pequenos até adultos são educados e direcionados a uma formação intelectual,psíquica e moral intencionada pelos educadores.Althusser apresenta a escola como aparelho ideológico de estado sendo reprodutora de ideologia dominante,mas afinal o que é ideologia?”Ideologia é um conjunto de idéias,concepções e opiniões sobre algum ponto sujeito a discussão,no sentido pejorativo,ideologia é o conjunto de idéias e concepções sem fundamento,mera análise ou discussão oca de idéias abstratas que não correspondem a fatos reais(Aranha,pag.24)”.tendo a função de ocultar as diferenças de classes facilitando a dominação de uma classe sobre outra.Althusser foi o primeiro crítico-reprodutivista, denunciava o caráter da escola capitalista onde ela na maioria das vezes reduzia-se a inculcação da ideologia dominante.Os AIEs garantem a harmonia entre os aparelhos pois se os AREs fossem totalmente e unicamente repressivos as instituições não teriam uma relação de produção/reprodução constituindo assim classes sociais,porém sempre há luta de classes porque elas são antagônicas por isso há os AIEs que realizam através da ideologia que é dominante na maioria dos AEs e secundariamente nos AREs a ordem social entre as diversas classes,um exemplo claro é a burguesia(dominante)em conflito com o proletariado(trabalhadores em geral)ou seja,os dominantes estabelecendo condições de existência para os dominados,os trabalhadores para garantir subsistência a família reproduzem a ideologia dominante imposta de maneira(ideológica e repressiva) pela elite,o objetivo da luta de classes diz respeito ao poder de estado.Esses AIEs são instituições que (a maioria)são privadas,mas o AIE escolar pode ser público ou privado,também é um aparelho que age pela ideologia e secundariamente pela repressão tentando igualar o direito a educação a todos porém não teve êxito como desejavam. Os profissionais da ideologia tratam as questões sociais de modo que não transpareça a repressão por eles efetuada,por exemplo o AIE

escolar,tentam desempenhar perante a sociedade o papel de educação a todos,educação intelectual,moral e cívica,igualdade social... mas por trás disso tudo agem pela repressão,ex:se o aluno não fizer toda a tarefa,não vai sair para lanchar,se não fizer os exercícios de casa não ganha pontinhos,e outras coisas que acontecem nas escolas,embora o aluno tendo um desenvolvimento significativo,se ele conversar muito em sala ou fazer umas baguncinhas o seu aspecto meliorativo não é observado nem as vezes avaliado pelo professor que leva em conta o lado pejorativo do aluno porque não foi com o comportamento dele ou devido algum conflito que houve entre ambos,isso jamais poderia acontecer porque a escola tem a função de formar seres sociais através da educação formal que muitas vezes tem marginalizado indivíduos que não tenham a mesma capacidade intelectiva que os demais,provocando portanto a exclusão social por não saber igualar as condições e diferenças dos indivíduos que ali estão,desse modo ocorre a reprodução das diferenças sociais nela contidas,seja pela cultura,cor,etnia,religião ou condições financeiras dos seres que fazem parte do aparelho escolar.Outra questão é a divisão da sociedade em burguesia e proletariado,a escola como educadora e formadora de seres sociais formais e intelectuais tenta impedir o desenvolvimento da ideologia do proletariado através da qualificação do trabalho intelectual e a desqualificação do trabalho manual.

Nas escolas há relações como o poder ou autoritarismo que são estabelecidas nas escolas, pois já vem do governo do estado exigindo que os profissionais da educação se submetam a tais regras e leis por eles impostas, algumas das práticas pedagógicas ajudam a melhorar o ensino secular, pois assim como nos demais órgãos, as regras são essenciais para o crescimento, a responsabilidade e o interesse dos indivíduos,ex:a vigilância ,se o aluno não for observado(vigiado) ele não terá compromisso em chegar no horário certo,em ficar dentro da sala de aula e outros que façam com que ele perceba que está sendo observado para que haja desempenho na aprendizagem.se o discente causar desordem ou crime na escola,ao ser punido entra a (repressão) em cena,ele é ensinado ideologicamente a seguir um caminho,mas se por algum motivo provocou infrações passará a ser mais observado ainda e diferenciado(marcado) dentre os outros pelos profissionais de sua escola.O professor é considerado como reprodutor das desigualdades sociais em nível escolar justamente pelo fato de formar pessoas aptas a ocupar os lugares oferecidos pela estrutura social,porém se essas pessoas que estão em fase de formação escolar forem reprimidas,detidas ou disciplinadas constantemente por

causa de infrações que não afetam ninguém a não ser eles mesmos,podem enfraquecer e desanimar de freqüentar a escola,devido essa prática pedagógica que é instituída pelo governo a fim de melhorar a educação básica, mas o que vem acontecendo é justamente o contrário do objetivo desejado pois elas são aplicadas em alguns casos por profissionais que não se preocupam em que pode resultar,olham pela ação e não pela reação que aquilo pode causar se for mal aplicada.

CONCLUSÃO

Conclui-se que os aparelhos ideológicos de estado são amenizadores das lutas de classes provocadas pelos aparelhos repressivos de estado a fim de facilitar a dominação de uma classes sobre outra,assim os burgueses dominando o proletariado.A escola com suas práticas pedagógicas já instituídas pelo governo são submetidas a cumpri-las de acordo com ao métodos propostos,por esse motivo alguns profissionais da educação que não sabem aplicar as regras corretamente acabam prejudicando alunos que por algum motivo não teve um desenvolvimento significativo e desistem da escola tornando-se marginalizados por que não foram formados cidadãos intelectuais formais pela escola.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 1ª edição. São Paulo: editora moderna, 1989.

ALTHUSSER, Louis, 1918. Aparelhos Ideológicos de Estado:nota sobre os aparelhos ideológicos de estado (AIE)//Louis Althusser;tradução de Walter José Evangelista e Maria Laura Viveiros de Castro:introdução crítica de José Augusto Guilhon Albuquerque-Rio de Janeiro:edições Graal,1985,2ª edição.

Fernandha Souza
Enviado por Fernandha Souza em 28/09/2011
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