TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, INTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO, COMO RECURSOS DO FAZER PEDAGÓGICO

A transposição didática é um instrumento através do qual analisamos o movimento do saber sábio (aquele que os cientistas descobrem) para o saber a ensinar (aquele que está nos livros didáticos) e, através deste, ao saber ensinado (aquele que realmente acontece em sala de aula).

Este termo foi introduzido, em 1975, pelo sociólogo Michel Verret e rediscutido por Yves Chevallard, em 1985, em seu livro La Transposition Didatique onde mostra as transposições que um saber sofre quando passa do campo científico para a escola e alerta para a importância da compreensão deste processo por aqueles que lidam com o ensino das disciplinas científicas.

Chevallard conceitua "Transposição Didática" como o trabalho de fabricar um objeto de ensino, ou seja, fazer um objeto de saber produzido pelo "sábio" (o cientista) ser objeto do saber escolar.
A interdisciplinaridade busca uma efetiva comunicação entre as disciplinas, por meio do enriquecimento das relações entre elas. Assim sendo, a interdisciplinaridade se apropria de um objeto comum entre as disciplinas e, através de métodos, lhes dá horizontalidade em suas relações.

Etimologicamente, contextualizar significa enraizar uma referência em um texto, de onde fora extraída, e longe do qual perde parte substancial de seu significado.

Abaixo, uma transposição didática, feita para o público fora de faixa de 18 a 29 anos – Fundamental - e suas especificidades.

Atividade – O bairro onde se localiza a escola

Um professor de Ciências Humanas desenvolveu a seguinte situação de aprendizagem com seus alunos:

Dividiu a classe em grupos para pesquisarem sobre a origem do bairro onde se localiza a escola, procurando entrevistar os moradores mais antigos do bairro. Em seguida, os alunos deveriam preencher uma ficha, elaborada pelo professor, colocando a quantidade de casas, existentes na rua onde se localiza a escola, de estabelecimentos comerciais, bares, se tem creches e posto de saúde. Ao voltarem da pesquisa, um dos grupos ficou com a confecção de um gráfico com os dados coletados e outro grupo ficou com a confecção de um mapa de localização, baseado em um ponto de partida (centro da cidade) para o bairro onde se localiza a escola. Logo após o término dos trabalhos, os alunos discutiriam sobre a importância dos serviços essenciais (saúde, saneamento básico, condução coletiva) para uma melhor condição de vida de seus moradores. Escreveram todas as opiniões e transformaram-nas em uma lista de pequenas reivindicações para as autoridades (vereadores) da cidade. Essa atividade teve a finalidade de possibilitar a compreensão dos problemas da comunidade fazendo com que eles se sentissem seres responsáveis pela qualidade do meio em que vivem.

O objetivo da atividade era que os alunos relacionassem os conteúdos das disciplinas de Ciências da Natureza, Matemática e Língua Portuguesa com os fatos, fenômenos e movimentos da atualidade.

Nessa atividade podemos observar os seguintes conteúdos:

Procedimental: entrevista, preenchimento das fichas, confecção do gráfico e do mapa de localização, discussão e a elaboração da lista de reivindicações.

Atitudinais: Compreensão dos problemas e identificação dos responsáveis pela qualidade de vida.





Fontes Bibliográficas

PROJOVEM. Formação inicial de. In transposição didática, interdisciplinaridade e contextualização. Rio de janeiro: Fundação Darcy Ribeiro.

SAMAGAIA, Rafaela Rejane. Transposição didática: um trem para as estrelas. Disponível em: www.fsc.ufsc.br/~inspb/transp3.html. Acessado em: 20 de abril de 2010, às 21h50min.



Obs. Imagem da internet


 
Raimundo Antonio de Souza Lopes
Enviado por Raimundo Antonio de Souza Lopes em 13/11/2011
Reeditado em 04/02/2012
Código do texto: T3333709
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