Cheguei no Castelo em junho de 2008. Ainda de licença devido a mão quebrada. Mesmo assim assumi o posto. O Colégio estava completamente abandonado. Não só fisicamente, mas pedagógica e administrativamente também. Cada um fazia o quem bem queria. Também não tinham gorverno! “Se não houver sábia direção o povo cai.” (prov. Bíblico) Os turnos não tinham hora pra começar e nem pra terminar. Tinha professor que nem trabalhava! A sujeira era tremenda !Alguns funcionários de apoio, sem um chefe para comandá-lo, nada faziam! A bagunça era generalizada. Fiquei perplexa quando lá entrei pela primeira vez; nunca havia visto um quadro tão deprimente como aquele. O setor que melhor funcionava era a secretaria, onde a própria secretária fazia a limpeza. Professores não tinham um banheiro seu, usavam  banheiro de alunos. Cheguei com minha tropa de elite. A uma adjunta deleguei o Pedagógico,  a outra deleguei a limpeza e manutenção em geral.
Fiquei com o administrativo, o burocrático, bem como supervisionando o restante. Uff como trabalhamos! Dá muito trabalho arrumar a casa quando ela está em total desordem!
Onde não nos passaram “a pasta”, tive que me virar nos “30”!
Encontramos rebeldia, hostilidade... é compreensível.... afinal, caí de paraquedas!
No entanto, tudo que fizemos foi com carinho e dedicação, pois é assim que sabemos trabalhar. Longe de nós a perfeição, temos consciência de nossa imperfeição, mas total consciência de que trabalhamos muito e muito mudamos a cara do Castelo Branco nesses três anos... Entre as ações que realizamos, devemos destacar:

  1. Em um mês de gestão entregamos um banheiro para professores;
  2. Com sete meses entregamos outro banheiro para professores , um para aluno (feminino) e um masculino reformado);
  3. Fizemos rampa na entrada do prédio para facilitar a acessibilidade;
  4. Reformamos outros dois banheiros de alunos;
  5. Pintamos o prédio por dentro e por fora,inclusive o brasão do Estado(estávamos concluindo a pintura);
  6. Compramos: computadores, impressoras, duplicador, TV,DVD, caixas de som, microfones, mesa de som, sofá, armários de aço, geladeira, ventiladores; fogão, panelas a vapor, utensílios, bebedouros,  aparelho de som, cortinas, etc.
  7. Colocamos ar condicionado na Direção, no DP, na Secretaria, Laboratório de Informática, Laboratório de Química, Sala de Professores , (dois levamos de casa) etc.
  8. Aterramos o espaço entre os dois prédios (quase 20 caminhões de aterro);
  9. Trabalhamos em parceria com a comunidade, cedendo o espaço nos finais de semana em troca de benefícios para a escola (nunca dinheiro!);
  10. Desenvolvemos vários projetos pedagógicos tais como: SUSTENTABILIDADE, EMPREENDEDORISMO, GENTILEZA GERA GENTILEZA, BULLING, MPB, etc.
  11. Fizemos vários passeios pedagógicos com nossos alunos tais como: Petrópolis, Museu do Banco do Brasil, Museu do Catete, Museu de Astronomia, etc.
  12. Revitalizamos o Laboratório de Informática e o de Química;
  13. Colocamos computadores na Biblioteca e na sala dos professores;
  14. Inúmeras vezes “enfiamos” a mão no bolso para abençoar o colegio, pois com uma verba de manutenção de 5.700 (não resolve nem meus problemas pessoais). O Colégio é imenso, só material de consumo consome a verba(!?)
  15. Servimos merenda boa e de qualidade. Quatro refeições ao dia em vez de três! Nunca deixamos nossos alunos sem merenda!
  16. Fomos muito presentes! Estávamos todos os dias no Colégio, em detrimento da família, da saúde, sem vida própria!
  17. Trabalhamos com labirintite,  
Pressão alta, dor de dente, pé quebrado em serviço , etc.
  1. Organizamos o DP;
  2. Ídem para a Secretaria;
  3. Ídem para a Biblioteca que nem funcionva!
  4. Muito brigamos pela obra do telhado que está em péssimo estado e climatização (agora vai sair a obra, foi publicado em D.O);
  5. Colocamos quadros brancos e murais em todas as salas de aula;
  6. Com a mudança de  Metro em maio deste ano, ficamos perdidos; pois muitos pedidos de socorro nossos, não foram atendidos. A Metro só nos deu atenção quando alguém fez uma denuncia incabível dizendo que a escola não tinha merenda. Aí, começaram a nos massacrar.... e foram duas semanas de visitas... após  um silêncio de dois meses, chegaram lá com a minha exoneração publicada. Não nos deixaram falar! Tentei o diálogo, em vão! Às observações feitas, fiz correções que não foram cobradas/observadas. Nenhuma de nossas ações foi mencionada! (Também, a Metro não conhecia nosso trabalho!) Qualquer bandido tem direito à defesa, eu não tive! Não houve orientações mas somente cobranças!
 
MAS POR QUE FUI EXONERADA?

  • Por trabalhar 12h por dia;
  • Por trabalhar sábado, domingo e feriado;
  • Por trabalhar doente, com dor de dente, pé quebrado, labirintite, pressão alta, etc;
  • Por perder noites de sono pensando no Colégio;
  • Por sonhar com um Castelo melhor....
  • Por enfiar a mão no bolso para ajudar o colégio (nunca o contrário!);
  • Por ter minhas prestações de conta em dia;
  • Por fazer um trabalho transparente;
  • Por ser amiga de todos;
  • Por ser humana;
  • Por ser competente, embora imperfeita;
  • Por oferecer quatro refeições ao invés de três;
  • Por nunca ter zerado uma conta  bancária sequer!
SE MINHA MÃEZINHA ESTIVESSE AQUI, ELA DIRIA:
A INJUSTIÇA VEM A CAVALO...
POIS EU DIGO QUE ESTA VEIO EM CARRO OFICIAL.....

PORÉM O MEU DEUS CUIDA DE MIM, E NÃO ME ABANDONARÁ JAMAIS!

Prof Nadir Antunes
Enviado por Prof Nadir Antunes em 28/11/2011
Reeditado em 28/03/2012
Código do texto: T3361662