SERÁ QUE NÃO É HORA DE REFLETIR, DA ESCOLA APRENDER A ENSINAR?

SERÁ QUE NÃO É HORA DE REFLETIR, DA ESCOLA APRENDER A ENSINAR?

"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes”

Rubem Alves

O resultado do ENEM aponta o retrato da educação no Brasil e retoma a discussão sobre o ensino o que torna interessante nesse momento a reflexão sobre o papel da escola na sociedade.

Se antes a educação era elitista, com o advento da industrialização e as inovações tecnológicas passamos para uma escola de massa, democratizamos o ensino.

Como funciona esse método de ensino? Aprendemos sentados, em uma cadeira, parados, prestando atenção nas teorias que são passadas pelos professores no quadro. Trancados em uma sala, com aulas que são interrompidas de cinqüenta em cinqüenta minutos, um saber fragmentado em disciplinas e no final temos que repetir tudo que o professor nos ensinou em uma prova. Nossa que estimulante!

Anos mais tarde, somos cobrados no sentido de raciocinar, perceber o todo, não basta repetir as informações é preciso saber utilizá-las em um contexto. Mas se não aprendemos na escola o verdadeiro sentido do saber, decoramos a lição e passamos na prova, onde então vamos aprender?

Será que não é hora de refletir, da escola aprender a ensinar?

Ensinar o aluno a conhecer, o estimulando a vivenciar experiências, a enxergar o todo, a questionar, viver em um mundo de incertezas, preparar para o mercado e para a vida.

Pertencemos a uma sociedade que detesta pensar, o ideal é que tudo venha pronto, só para acumular conteúdo. O saber fragmentado e isolado contribui para o individualismo em um mundo em que os problemas são globais e necessitamos de interagir com os outros para tentar resolvê-los. Assim percebemos que a escola é um problema que deve envolver toda a sociedade.

De que adianta avanços tecnológicos que nos auxiliam a obter mais conhecimento se não formamos indivíduos com sede de saber. Sempre é tempo de mudar, basta dar o primeiro passo.

Carina Almeida
Enviado por Carina Almeida em 11/12/2011
Código do texto: T3383740
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.