Sabedoria em aplicar o tempo

Há fases na vida em que o desânimo passa a ser maior do que o estímulo à continuidade. São tropeços, desentendimentos, às vezes incompreensões, obstáculos difíceis de serem contornados, capazes levar muitas vezes à desistência de tudo aquilo que foi um dia sonhado e planejado. Cada amanhecer traz miríades de oportunidades para recomeçar aquele projeto que ficou para trás. O homem é um ser dinâmico e em constante mutação. Seus pensamentos de agora não são os mesmos de cinco minutos atrás. Isto se refere a toda e qualquer dimensão do seu ser. Portanto, não representam nada o insucesso, os empecilhos, e as incertezas do dia anterior. Esta então é a nova estratégia: recomeçar com força renovada.

A noção que fazemos do tempo não tem muito a ver com a realidade. Pode não parecer muito um ou dois minutos, mas fazem uma diferença incrível na somatória do tempo no período de uma vida; quando vamos dar conta uma existência inteira foi desperdiçada. É incrível, por exemplo, o tempo que grande parte das pessoas desperdiça dentro de um meio de transporte. Muitos gastam duas, três horas e até mais no período de apenas um dia. Já imaginou o que representa isso num espaço de cinco anos, por exemplo? Tirando os sábados, os domingos e as férias, isto representa 2420 horas ou 100 dias. Seria como se, em 5 anos, a pessoa tenha ficado 100 dias sem um aproveitamento sequer do seu precioso tempo de vida. Isto sem contar o tempo que passa diariamente em frente a um aparelho de televisão, por exemplo; muito além do necessário ao laser e ao descanso ou o tempo a mais que passa numa cama, dormindo muito mais do que o essencial à recuperação das energias gastas. Segundo pesquisas, o homem é o animal menos preguiçoso que existe no planeta.

Mas o homem não é um animal como outro qualquer, é diferenciado em todos os aspectos. Enquanto um animal irracional se satisfaz comendo e dormindo o tempo inteiro o homem só se sente feliz através de suas realizações; é isto que o diferencia dos outros seres; é exatamente o contrário. O ficar parado, inativo, sozinho, sem produzir é que causa os problemas humanos como doenças, estresse, insatisfação e infelicidade. Fomos moldados para o exercício de todas as nossas funções.

A vida é uma multiplicidade de acontecimentos, um acúmulo de informações e conhecimentos que faz evoluir o mundo. É participando desse intercâmbio, fazendo a nossa parte de forma que nos satisfaça plenamente e nos dê senso de missão cumprida e bem estar que alcançamos a felicidade e achamos que viver vale a pena. Quem aproveita pelo menos parte do tempo gasto em um meio de transporte ou numa fila para ampliar os seus conhecimentos, aprender algo de novo e relevante está utilizando o seu tempo com sabedoria e certamente terá muito a colher, pois é estando preparado que as oportunidades aparecem.

Professor Edgard Santos
Enviado por Professor Edgard Santos em 05/01/2012
Reeditado em 05/01/2012
Código do texto: T3424069
Classificação de conteúdo: seguro