Curiosidades sobre a Língua Portuguesa

Francesismos? Merci Beaucoup!

...É bom saber que algumas palavras do nosso vocabulário vieram do francês e, embora possamos usa´-las tranquilamente, possuem correspondentes exatos no português. Para ateliê

temos oficina; para complô temos conspiração; para menu temos cardápio; e para omelete temos fritada de ovos.

****************************************************

Pontualidade Brasileira

A distinção entre hora e horário é delicada, mas real. Hora pode ser definida como a 24ª parte de um dia inteiro ou como um período de 60 minutos. Já horário (tanto substantivo como adjetivo) refere-se a um período com mais de 1 hora: horário do ônibus, horário nobre, fuso horário, carga horária. Uma comparação: calendário é o período de dias, palavra proveniente de calendas que, em latim, era o primeiro dia do mês.

****************************************************

Falou e Disse

Falar e dizer não são sinônimos. Quem fala, fala bem, fala muito, fala com alguém, fala diante dos dos outros. Já quem diz, diz a verdade, diz o que pensa, diz besteira, diz o que não deve. Falar tem a ver com o ato da fala. Dizer tem a ver com o conteúdo expresso por aquele que fala. Falou?

****************************************************A Singularidade do Plural

Várias palvaras, no plural, adquirem significados diferentes. Ouro, no singular, é o metal precioso. Ouros, no plural, é um dos naipes das cartas do baralho. Bem é o contrário de mal. Bens são as propriedades que uma pessoa tem. Letra é um caractere do alfabeto. Letras é o curso universitário. Liberdade é o poder de escolher. Liberdades é quando a moça repreende o rapaz apressadinho:-Vamos parar com essas liberdades?

****************************************************Questão de Diplomacia

No mundo da diplomacia, um deslize verbal pode abalar o relacionamento entre dois países. Jamais devemos chamar uma embaixadora de embaixatriz. Ambas as palavras fazem o feminino de embaixador. Porém, a diferença entre uma e outra é imensa: embaixadora é a mulher que ocupa o cargo mais elevado numa embaixada, e embaixatriz é apenas...a esposa do embaixador.

****************************************************Fonte: Curiosidades sobre a Língua Portuguesa

Universidade Federal de Viçosa -UFV

UFV (Universidade Federal de Viçosa
Enviado por Malu Castro em 04/04/2012
Reeditado em 04/04/2012
Código do texto: T3593192