Concurso Público X Informática

As provas de concurso público destinadas ao ingresso no magistério deveriam ser no mínimo, mais esclarecidas para àqueles que pretendem uma vaga.

Com a globalização, questões sobre informática passaram a fazer parte também destas provas, no entanto deveriam questionar o candidato quanto à utilização de tais ferramentas, as quais lidaria na prática do seu dia a dia. Mas, infelizmente, não é isso que acontece. Cada vez mais são elaboradas questões de ordem técnica, as quais só mesmo um técnico em informática seria capaz de responder corretamente.

A eliminação, obviamente, faz parte de qualquer certame, porém, um pouco de discernimento ao elaborar essas questões seria de bom tom profissional.

Por que um professor de Educação Física, por exemplo, teria de saber o que significam boot primário e boot secundário? Esse tipo de questão está diretamente ligada a quem trabalha especificamente com informática técnica.

O candidato por si só, já vai prestar o exame com ansiedade e ainda tem de se deparar com questões que não influirão em nada na prática de sua disciplina.

Fica aqui um apelo aos nobres colegas que pertencem às bancas de provas dessa natureza, para que elaborem provas onde realmente possa ser avaliado o conhecimento e a habilidade de cada um para que tenham condições de exercer de fato, um bom trabalho dentro dos seus conhecimentos específicos.

Malu Castro
Enviado por Malu Castro em 11/04/2012
Reeditado em 11/04/2012
Código do texto: T3605730