Multiplicando a Matemática com o olhar no palnejamento e nas TICs
URL: www.educared.com.br
Descripción: Através do manuseio dos celulares e internet incentivar os alunos a trocarem saberes sobre a tabuada e a regra dos sinais. Deverão repassar esses conhecimentos pelas redes socias e celulares.Terão que apresentar relatórios sobre essa aquisição.Deverão apresentar em turmas paralelas.
Modalidad: Modalidad B
Categoría: Categoría I
Colectivos centro:
1. Red Proniño de Educadores (Fundación Telefónica)
Memoria descriptiva
CONTEXTUALIZACIÓN DEL PROYECTO / CONTEXTUALISATION OF THE PROJECT
Descripción del Centro Educativo / Description of the educational establishment:
EEEF Almirante Álvaro Alberto da Motta e Silva,localizada numa área de risco da periferia, a maioria do corpo discente pertente a classe D e E.
A Comunidade Escolar caracteriza-se pela baixa estima , indiferença social e comportamentos agressivos( autodefesa).
Os professores,ainda, são considerados amigos e ssabedores dos conhecimentos.
Desarrollo del Trabajo en el contexto del centro / Development of the Project in the school's context:
Na turma do 6ºano, foi constatada a dificuldade de assimilar a tabuada e as regras dos sinais. Também as frações são sombras do conhecimento para esses alunos. A professora distribuiu temas relacionados aos conteúdos a pequenos grupos; eles teriam que pesquisar nas redes sociais,links e sites direcionados a esses conhecimentos. Deveriam divulgá-los aos demais colegas através da internet e celulares( a maioria os tem).
No simpósio deveriam relatar suas consultas, métodos usados e soluções. Após as discussões cada grupo deveria criar meios de fixação de seus estudos. Em turno inverso apresentariam , em turmas paralelas, seus trabalhos e seriam avaliados conforme a apresentação.
No último período destinado ao projeto faríamos um comentário crítico sobre o processo dessa aprendizagem e criaríamos um conceito para cada tema estabelecido.
PLANIFICACIÓN PEDAGÓGICA DEL PROYECTO / PEDAGOGIC PLANIFICATION OF THE PROJECT
Contenidos / Contents:
Os conteúdos seriam:
Frações
Regras dos sinais
Tabuada
Recursos:
Sites
Redes sociais
Celulares
Tratamiento del Contenido y herramientas utilizadas / Treatment of the content and tools used:
Ferramentas:
Simpósio
Trabalhos em pequenos grupos
Apresentação em turmas do mesmo ano
Trocas de experiências por celulares
Elaborações de cartazes sobre os principais conceitos pesquisados
Avaliação coletiva,oral
Competencias / Competences:
Atividades de sondagens
Rascunhos contendo resenhas das consultas realizadas e suas bibliografias
Apresentação da coleta de cada grupo
Orientaciones Metodológicas / Methodologic orientations:
Uso das TICs como instrumentos para desenvolver o processo ensino-aprendizagem proposto.
Evaluación / Evaluation:
Conforme o desenvolvimento do Simpósio a aprendizagem ocorrerá com as explanações dos alunos e as intervenções da professora.
Se houver variados conceitos e exemplos sobre os temas designados, a avaliação será satisfatória.
-booknaescolaestadual.blogspot.com.br/