Multiplicando a Matemática com o olhar no palnejamento e nas TICs

URL: www.educared.com.br

Descripción: Através do manuseio dos celulares e internet incentivar os alunos a trocarem saberes sobre a tabuada e a regra dos sinais. Deverão repassar esses conhecimentos pelas redes socias e celulares.Terão que apresentar relatórios sobre essa aquisição.Deverão apresentar em turmas paralelas.

Modalidad: Modalidad B

Categoría: Categoría I

Colectivos centro:

1. Red Proniño de Educadores (Fundación Telefónica)

Memoria descriptiva

CONTEXTUALIZACIÓN DEL PROYECTO / CONTEXTUALISATION OF THE PROJECT

Descripción del Centro Educativo / Description of the educational establishment:

EEEF Almirante Álvaro Alberto da Motta e Silva,localizada numa área de risco da periferia, a maioria do corpo discente pertente a classe D e E.

A Comunidade Escolar caracteriza-se pela baixa estima , indiferença social e comportamentos agressivos( autodefesa).

Os professores,ainda, são considerados amigos e ssabedores dos conhecimentos.

Desarrollo del Trabajo en el contexto del centro / Development of the Project in the school's context:

Na turma do 6ºano, foi constatada a dificuldade de assimilar a tabuada e as regras dos sinais. Também as frações são sombras do conhecimento para esses alunos. A professora distribuiu temas relacionados aos conteúdos a pequenos grupos; eles teriam que pesquisar nas redes sociais,links e sites direcionados a esses conhecimentos. Deveriam divulgá-los aos demais colegas através da internet e celulares( a maioria os tem).

No simpósio deveriam relatar suas consultas, métodos usados e soluções. Após as discussões cada grupo deveria criar meios de fixação de seus estudos. Em turno inverso apresentariam , em turmas paralelas, seus trabalhos e seriam avaliados conforme a apresentação.

No último período destinado ao projeto faríamos um comentário crítico sobre o processo dessa aprendizagem e criaríamos um conceito para cada tema estabelecido.

PLANIFICACIÓN PEDAGÓGICA DEL PROYECTO / PEDAGOGIC PLANIFICATION OF THE PROJECT

Contenidos / Contents:

Os conteúdos seriam:

Frações

Regras dos sinais

Tabuada

Recursos:

Sites

Redes sociais

Celulares

Tratamiento del Contenido y herramientas utilizadas / Treatment of the content and tools used:

Ferramentas:

Simpósio

Trabalhos em pequenos grupos

Apresentação em turmas do mesmo ano

Trocas de experiências por celulares

Elaborações de cartazes sobre os principais conceitos pesquisados

Avaliação coletiva,oral

Competencias / Competences:

Atividades de sondagens

Rascunhos contendo resenhas das consultas realizadas e suas bibliografias

Apresentação da coleta de cada grupo

Orientaciones Metodológicas / Methodologic orientations:

Uso das TICs como instrumentos para desenvolver o processo ensino-aprendizagem proposto.

Evaluación / Evaluation:

Conforme o desenvolvimento do Simpósio a aprendizagem ocorrerá com as explanações dos alunos e as intervenções da professora.

Se houver variados conceitos e exemplos sobre os temas designados, a avaliação será satisfatória.

-booknaescolaestadual.blogspot.com.br/

Eloisa Menezes Pereira
Enviado por Eloisa Menezes Pereira em 06/06/2012
Código do texto: T3709639
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.