A importância da leitura na sociedade contemporânea e o papel da escola e família nesse contexto

Robson Gomes Barbosa

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho visa analisar como a leitura dos alunos influencia sua atuação na sociedade. Numa época de transformações, a escola precisa fornecer aos alunos informações do mundo em que vivemos socialmente, assim, é necessário que o papel da escola e do professor ganhe importância nesse contexto.

É na escola e na família que se dá o início do processo de aprendizagem da leitura dos alunos, é com isso que a proposta desse trabalho se concentra, aliado a teoria e a prática discente cria-se oportunizar aos alunos a capacidade de expressão e da formação do sujeito crítico através da leitura em sala de aula e na família.

Tem-se como premissa levar o professor entender que ele faz parte desse processo e que com a ajuda da família o aluno terá maior desempenho, na sala de aula e na sociedade.

A pesquisa teve como objetivo relacionar as dificuldades dos professores e alunos no processo da aprendizagem de leitura. A partir destas entrevistas, procurou-se estabelecer quais os procedimentos dos professores no processo de leitura em sala de aula. Tem-se notado o desinteresse dos alunos pelo ato da leitura, mesmo que o professor tenha se esforçado para alcançar seus objetivos no processo de aprendizagem. Atribuí-se, neste momento, a leitura cada vez mais importante em nossos dias, pois é uma forma para que o aluno adquira conhecimento. A leitura do dia a dia não é vista com o prazer desejado no desenvolvimento do potencial de produção e construção do conhecimento.

Portanto, se o professor trabalhar com os alunos e família, o processo dinâmico da leitura e concentrar-se em desenvolver neles suas habilidades e potencialidades, superará o grande desafio dos tempos atuais: o desinteresse pela leitura.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 A LEITURA NA FAMÍLIA

A leitura é fundamento para o desenvolvimento de qualquer pessoa. Quando ouvimos falar de leitura temos vários conceitos, para Luft leitura é a: “ação ou efeito de ler”. O ato da ação de ler começa na infância pré-escolar, pois é quando a criança começa tomar contato com o livro. Assim, se não há envolvimento da leitura no meio familiar, a criança terá mais dificuldade no ambiente escolar.

Sendo assim, a leitura deve começar bem cedo, assim, segundo Machado (1991):

Por isso, a casa, a família, os pais são os primeiros incentivos à criança, o adulto que pega uma criança no colo e a embala com aquelas cantigas tradicionais, que brinca como o bebê usando as histórias, adivinhações, rimas e expressões de nosso folclore, que folheia uma revista ou um livro buscando as figuras conhecidas e pergunta o nome delas, está colaborando e muito! Para uma atitude positiva diante de leitura.

Diante disso, os pais têm uma fundamental participação no hábito da leitura das crianças. Os pais que cultivam a leitura no ambiente familiar propiciam um espaço prazeroso ao processo de contato com o gosta pela leitura de seus filhos. A leitura não se trata de um ato instintivo, mas de um hábito a ser adquirido ao longo da vida e, gradativamente, pelos esforços do meio em que o indivíduo vive.

2.2 A LEITURA NA ESCOLA

Atualmente, os professores estão preocupados com o ensino da leitura no ambiente escolar. E, pensando nisso, a escola deve ensinar o aluno a ler. Assim, é na escola que existe uma variedade de espaços que potencializam às práticas de leitura. Não é no espaço da sala de aula que o aluno deve ser orientado para o aspecto da leitura, mas sim em toda a escola.

A escola é também responsável por disponibilizar diversos espaços que possibilitem a ampliem o hábito de leitura nos alunos. Seja na biblioteca ou outro espaço, como os murais, atividades de leitura, entre outros mais. Essa variedade possibilita a aproximação e desenvolvimento do jovem leitor com os materiais de leitura, mas para que isso ocorra deve haver um interesse, não só do professor; mas também de toda a organização da escola.

3 ROTEIRO DAS ENTREVISTAS

A pesquisa foi desenvolvida junto à Escola Estadual Básica Hercílio Luz em Tubarão (SC) e utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário com oito perguntas, feitas a quatros professores. Os dados para a realização do estudo proposto foram coletados em trabalho de campo, dos quais foram aplicadas mediante carta de apresentação, junto à direção da escola.

Assim, as questões estão descritas abaixo:

3.1 Perguntas realizadas aos professores

Questão 01 - Na sala de aula, que tipo de leitura você oferece a seus alunos?

Questão 02 - Em sua opinião, seus alunos gostam de ler?

Questão 03 - Você trabalha de algum modo com a família, para que seus alunos tenham

o hábito de leitura no seu dia a dia?

Questão 04 - O que se faz necessário, neste momento, para no âmbito escolar e familiar os seus alunos valorizem a leitura?

Questão 05 - Qual a importância de seus alunos terem o gosto pela leitura?

Questão 06 – Como o contexto sócio-econômico interfere negativamente no processo da aquisição da leitura dos alunos e o que precisa ser melhorado?

Questão 07 – Quais os recursos que você utilizou, em sala de aula, que deram resultados positivos da leitura do aluno e o que precisa ser melhorado?

Questão 08 – A escola e o estado ajudam-na no processo da leitura em sala de aula? O que falta ainda? Comente.

3.2 Respostas das perguntas feitas aos professores

Questão 01 - Na sala de aula, que tipo de leitura você oferece a seus alunos?

1 É oferecido vários tipos de leitura, envolvendo a realidade do aluno. Atualidade: notícias diárias. Assuntos do cotidiano do aluno.

2 Jornal, livros, revistas e textos impressos.

3 Leitura dos vários gêneros textuais, procurando trabalhar assuntos relacionados ao cotidiano.

4 Ofereço a leitura direcionada, textos com temas do dia a dia, realizando questionamentos após a leitura.

Questão 02 - Em sua opinião, seus alunos gostam de ler?

1 São raros os que gostam de ler. Portanto é importante incentivá-los a ler.

2 Sim, desde que o assunto lhes chame a atenção.

3 São poucos os que gostam de ler.

4 São poucos, pois a leitura é hábito que se adquire em casa com a família, reforçando-se na escola.

Questão 03 - Você trabalha de algum modo com a família, para que seus alunos tenham

o hábito de leitura no seu dia a dia?

1 Este tipo de trabalho é feito indiretamente através de alguma tarefa, mas pela realidade da escola é difícil. Pois os pais são pouco participativos na vida escolar dos filhos.

2 Procuro sempre trabalhar com textos polêmicos, que gerem questionamentos no âmbito escolar e familiar.

3 É difícil, mas procuro incentivar através de tarefas, pesquisas de temas que envolvam a história da família.

4 Sim, trazendo textos que passam interagir com toda família (temas atuais), usando a biblioteca como incentivo na escolha do livro, levando para casa leitura interessante.

Questão 04 - O que se faz necessário, neste momento, para no âmbito escolar e familiar os seus alunos valorizem a leitura?

1 É necessário a escola e família caminharem juntas. Os pais participarem mais de vida escolar, para que passe a ter um envolvimento maior entre ambas as partes.

2 Criar condições para que os alunos e seus familiares expressem suas opiniões e que através do texto, haja embasamento para formá-las.

3 A escola e a família precisam trabalhar juntas, envolver-se mais.

4 No momento a escola tem papel fundamental de promover estratégias, e condições para que ocorra o crescimento individual do leitor e aos pais a responsabilidade de despertar nos filhos o gosto e hábito de ler.

Questão 05 - Qual a importância de seus alunos terem o gosto pela leitura?

1 Importância de desenvolver a autocrítica do aluno, transformando-os em cidadãos independentes, com valores éticos e pessoas transformadoras de visão para um mundo melhor.

2 Amplia a visão de mundo, onde novos pontos de vista sobre os assuntos possibilitem o aprofundamento da própria opinião.

3 A leitura estimula à escrita, a oralidade, a interpretação, que são aspectos importantes na prática social.

4 A importância do gosto da leitura revela na vida de meus alunos a transformação de gerar diferentes exposições, além de desenvolver a capacidade mental, ajudando no interesse pelo o que lê e para que leia.

Questão 06 – Como o contexto sócio-econômico interfere negativamente no processo da aquisição da leitura dos alunos e o que precisa ser melhorado?

1 Interfere pela falta de estrutura, a criança não tem incentivo e nem motivação em casa, pois a família não tem conhecimento e nem tempo para ajudar os filhos a respeito da leitura, seus deveres. Para ter melhoria, novamente cai no ponto: a família e a escola inseridas através de reuniões, palestras, etc.

2 Acredito que o contexto sócio-econômico interfere parcialmente na leitura. Se os pais lêem, os filhos copiarão o que vêem. Haverá diálogo sobre vários assuntos. Deve-se educar em casa o hábito da leitura.

3 O alto custo dos livros tem papel importante. A família opta pela comida. Isso contribui para que não haja estímulo à leitura.

4 Interfere de forma diária, tanto no sócio-econômico com social, acarretando a desistência em aprender, contribuindo para que nossos alunos dotem determinadas atitudes e valores culturais em relação à leitura, tanto em sua família com na escola. A escola pode melhorar orientando e dialogando com os alunos nas transformações da sociedade e da própria educação.

Questão 07 – Quais os recursos que você utilizou, em sala de aula, que deram resultados positivos da leitura do aluno e o que precisa ser melhorado?

1 Livros: leitura em conjunto, onde todos participam diariamente. Reportagem, filmes, escritos, debatidos, torça de opiniões, sugestões. Montagem de um livro, no decorrer do ano, o aluno registra redações, contos, poesias e fábulas. Ou mesmo escreve os eu livro. Este tipo de trabalho faz com que o aluno tome gosto do saber ler e ouvir com entusiasmo o que fez e o que possa ainda fazer.

2 Questão não respondida.

3 A biblioteca da escola conta com um grande acervo, e os alunos podem se associar a ela. A cada bimestre os alunos alugam um livro e fazem trabalhos: resenha, cartazes, socialização e teatro.

4 Os alunos trazem textos (revistas, jornais, livros) do cotidiano, trocam entre si. A sala de informática ajuda na leitura, enquanto o aluno está acessando está lendo, e sempre está em contato com as novidades do mundo.

Questão 08 – A escola e o estado ajudam-na no processo da leitura em sala de aula? O que falta ainda? Comente.

1. Esta parceria é satisfatória, mas falta material diversificado. Geralmente o professor desdobra-se para atrair os alunos.

2. Como já falei anteriormente, leitura é um hábito familiar. Não adianta o estado e a escola fornecerem livros se os pais e professores não incentivarem a leitura dos mesmos.

3. Atualmente, o MEC tem enviado muitos e bons livros para as escolas. O que falta ainda é tempo para os professores organizarem melhores aulas.

4. Um pouco. Uma biblioteca bem estruturada e um bibliotecário com capacidade de direcionar a informação de forma dinâmica e criativa. A biblioteca não é apenas um lugar para alunos indisciplinares, mas sim um local de informação para que o aluno se sinta estimulado e beneficiado pelo gosto de ler.

3.3 ENTREVISTAS

As limitações do estudo estão relacionadas à sua própria natureza, visto que as pesquisas são fundamentadas em apenas algumas perspectivas parciais e, portanto, incompletas, pois implicam redução da realidade a pontos de vista subjetivos.

Contudo, pretendem-se superar algumas destas limitações e oferecer um instrumento, simples e que possa contribuir às discussões acerca da leitura na sala de aula e na família. Através da metodologia selecionada foi estabelecido diálogo com a realidade investigada por intermédio de dois canais, quais sejam: a partir da literatura referente e dos dados a serem colhidos em trabalho de campo.

Desenvolveu-se a pesquisa junto a Escola Estadual Básica Hercílio Luz de Tubarão, para tal, foi utilizados instrumentos de pesquisa questionário, que foi aplicado aos professores de língua portuguesa dessa entidade.

3.4 ANÁLISES DAS ENTREVISTAS

A entrevista com os professores foram realizadas com questões abertas, onde foram analisadas conforme referencial teórico deste trabalho.

Nas respostas dos professores, eles afirmaram que trabalham, em sala de aula, a leitura com seus alunos. Porém, analisa-se que eles têm muitas dificuldades em concretizar o hábito de leitura no âmbito escolar. Segundo os professores, os alunos, na sua maioria não gostam de ler e também, eles relatam que há um desinteresse da família em ajudar seus filhos a criarem o hábito da leitura. Dessa forma, os professores em sua maioria reclamam da ausência da família na escola. O sucesso escolar tem em grande parte a participação da família no processo de aprendizagem dos alunos. Ela está por trás do processo educacional dos filhos, seja em casa ou contribuindo com a escola. A relação entre escola e família é fundamental no desempenho do processo ensino-aprendizagem.

Assim, se há qualquer disciplina na família, seja na questão educacional ou da leitura; não haverá uma disciplina no hábito de leitura na sala de aula.

A educação ativa formal é dada pela escola. Porém, a educação global é feita a oito mãos: pela escola, pelo pai e pela mãe e pelo próprio adolescente. Se a escola exige o cumprimento de regras, mas o aluno indisciplinado tem a condescendência dos pais, acaba funcionando como um casal que não chega a um acordo quanto à educação da criança. O filho vai tirar o lucro da discordância pais/escola da mesma forma que se aproveita quando há divergência entre o pai e a mãe. (TIBA, 1996, p. 165)

Sendo assim, a família tem um papel fundamental na educação dos filhos. Ela precisa adaptar-se na atual conjuntura social-econômica para ajudar a construção da educação dos filhos, e isso se dará mais facilmente, quando a família colaborar no processo de ensino, construir alicerces no desenvolvimento da criança, contribuindo assim para uma escola dinâmica e integrada com a sociedade.

Os professores dizem que a escola e a família têm que caminhar juntos no processo de aprendizagem. Os pais precisam caminhar junto no processo de leituras de seus filhos, uma participação mais ativa.

Na referida pesquisa, os professores, afirmam que o gosta pela leitura desenvolve nos alunos o lato crítico de ver o mundo ao seu redor, transformando-os em sujeitos críticos, com valores éticos. E que a leitura estimula a escrita e a oralidade, que fazem diferença na prática social. Na realidade, o contexto sócio-cultural, desestimula parcialmente na leitura, pois o hábito de ler é uma questão cultural.

Os professores afirmaram que a escola têm se mobilizado em oferecer o suporte necessário para que a criança aprenda na leitura, aquilo que ela necessita na vida social, mas não adianta a escola dar esse suporte se os alunos não têm na família incentivo e determinação. A escola tem dado suporte à leitura, mas os alunos não têm mostrado desejos pela leitura. Nessa perspectiva, há processos que a escola e a família precisam desenvolver que se resgate, efetivamente, o gosto pela leitura, os quais a família, a escola e a sociedade devem, efetivamente, serem participativos.

Encerra-se o estudo pretendendo-se que a contribuição ensejada possa abrir caminhos não apenas para outras investigações, mas principalmente para a solução de algumas das questões que a sociedade contemporânea vem enfrentando.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Fica claro que os professores, a escola e a família precisam desenvolver parcerias para que os alunos possam adquirir o hábito da leitura. Assim, para compreender esta realidade foi realizada a pesquisa de campo junto aos professore da Escola Básica Estadual Hercílio Luz. Diante dos dados levantados, foi possível constatar que a família precisa ajudar seus filhos a adquirir o gosto pela leitura.

Entende-se que nos relatos dos professores, a família não proporciona apoio suficiente aos filhos e não se envolve com as atividades para que seus filhos possam ter o desejo e gosto pela leitura, quer seja na sala de aula ou em casa. Sabe-se que a formação do leitor começa no lar e se constitui ao longo da vida, pois é através da leitura prazerosa é que se encontra a possibilidade de instrução, educação e aperfeiçoamento. E é nesse ambiente e com a ajuda dos pais que os alunos vão ganhar o interesse pela leitura.

Portanto, a família e a escola devem buscar parcerias para que esse processo possa realmente se concretizar. Um dos valores que pode ser adquirido no âmbito familiar é a leitura, pois é um valor social importante ao acesso das informações e construção sócio-educacional das crianças e adolescentes. Conforme os dados da pesquisa, concluí-se que a influência da família na mediação e formação dos leitores é imprescindível e inquestionável.

5 REFERÊNCIAS

LUFT, Celso Pedro. Dicionário de Língua Portuguesa. 13ª ed. São Paulo. Ática, 1998.

SANDRONI, Laura C. LUIZ, Raul Machado (org). A criança e o livro: guia prático de estímulos à leitura. São Paulo: Ática, 1986.

TIBA, I. Disciplina: o limite na medida certa. 39. ed. rev. e atual. São Paulo: Gente, 1996.

Robson Gomes Barbosa
Enviado por Robson Gomes Barbosa em 12/10/2012
Reeditado em 12/10/2012
Código do texto: T3928368
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