Salário digno e melhoria na educação

Há muito tempo ouvimos falar na luta dos professores por salário digno, cumprimento da lei do piso do magistério, melhoria do espaço físico de ensino.

Muitos docentes , por vezes, não encontram em sala ferramentas necessárias para ministrar suas aulas. Falta giz, pincel atômico e até mesmo um birô e cadeira para sentar. Mas por amor à profissão vão cumprir a sua missão.

Ele não é uma pessoa comum, mas um profissional que está ali , em sala de aula, para formar cidadãos para que sejam inseridos na sociedade.

Enfrentam várias vezes a ira de crianças e adolescentes revoltados, vítimas dum sistema falido; carentes de amor e atenção e acima de tudo famintos. Muitos não vão a escola no sentido de estudar, mas certos de que na hora do recreio vão ter o que comer. Mas até isso está escasso. O lanche é reduzido e não há um controle nutricional.

Percebe-se também que a evasão escolar aumenta consideravelmente no segundo semestre. Muitos discentes deixam de frequentar as salas de aula porque não dispõem de dinheiro para comprar o passe escolar. Entre a compra de passes e comida o segundo ganha, porque barriga vazia, mente vazia. Como digerir informações se não há nutrientes no organismo para produzir energia?

O certo é que professor sofre duplamente e a ele não é dado o devido valor.

O que seria dos advogados, juízes, médicos e demais profissionais se não houvesse o professor? O profissional que está sempre ali pronto para dividir conhecimentos, despertar o senso crítico e até mesmo aprender com os alunos vivenciando fatos em sala de aula.

Por que será que os governantes travam lutas com professores , se graças a eles estão ali ocupando seus devidos cargos?

Porque ele têm o mundo nas mãos e o poder de transformá-lo através das palavras. As palavras quando bem combinadas, articuladas, convencem.

Desde a época do iluminismo o despertar da razão vem sendo uma preocupação.

Povo esclarecido não é enganado e sabe lutar por seus direitos. Sabe escolher bem seus representantes e não vendem seu voto.

O Brasil de todos clama por reformas na educação e valorização do magistério .

Neblina
Enviado por Neblina em 24/10/2012
Código do texto: T3949445
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.