PEDAGOGIA DE PROJETOS

PEDAGOGIA DE PROJETOS

Francisco de Paula Melo Aguiar*

Professor Pesquisador

Preliminarmente é importante lembrar de que inúmeros teóricos educacionais já enfocaram a importância de trabalhar através de projetos em sala de aula em todos os níveis de ensino. Um exemplo dentre milhares de autores e educadores, citamos Dewey, levando-se em consideração a sua própria pertinência, o referido tema continua em pleno século XXI, atualizado e digno de ser lembrado para ser desenvolvido no cotidiano da vida escolar de estudantes da Educação Infantil, da Educação Básica e do Ensino Superior, em qualquer parte do mundo globalizado, não importando o regime político democrático ou socialista, de raça branca ou negra, católico, protestante ou sem religião declarada, se masculino, feminino ou da diversidade sexual, ricos, pobres ou miseráveis.

Segundo a maioria dos teóricos e ou cientistas educacionais que defendem a tese do uso do trabalho com projetos ou da chamada Pedagogia de Projetos em sala de aula, apontam como maior vantagem, justamente pela real possibilidade de integrar as diferentes áreas do saber ou do conhecimento humano, advindo assim, a promoção e a integração entre os alunos e a chamada autonomia intelectual do poder criativo do individuo aprendente. É notório de que os alunos aprendem a realizar pesquisa, estratégia de ensino atualmente pouco utilizada na escola de Educação Básica (envolvendo o ensino fundamental e o ensino médio), especificamente, e se utilizada em tal nível de ensino, é utilizada de maneira e/ou forma equivocada, pois, copiar textos de outros autores da internet, livros, revistas, jornais, blogs, etc., colar em uma folha de papel e entregar ao professor para ser avaliado, não significa pesquisa e sim uma fraude acadêmica de caráter criminal e que tem conseqüências imprevisíveis, caso o verdadeiro autor venha requerer na esfera judicial a reparação dos danos autorais e morais, além de fabricar um analfabeto que jamais terá qualificação profissional para ajustar-se as necessidades prementes da sociedade mutante em todos os seus aspectos, onde o ingresso no serviço pública é exclusivamente através de concurso públicos de provas e títulos, e para trabalhar na empresa privada, não depende mais do bilhete do político influente da localidade, mas, de sua qualificação profissional e das necessidades da empresa nacional ou multinacional que tem o emprego para lhe oferecer. Não resta dúvida que trata-se de uma grande emancipação da cidadania em todos os seus aspectos sociais e educacionais. E quando não se trata de colagem de trabalhos alheios, em inúmeras vezes, por não querer dizer na maioria das pesquisas escolares, não passam da mera fase de coletar dados, que pela falta de fundamentação de caráter cientifico não serve para nada no mundo prática e/ou teórico.

A Pedagogia de Projeto para sala de aula que defendemos, devem surgir de um problema vivenciado e real do próprio alunado, isto é dos seus próprios problemas e/ou temas debatidos no seu dia-a-dia, sempre a procura de uma solução, como se fosse uma reengenharia, onde todos os dias se deve começar de novo, não em busca de uma escola perfeita, mas de uma escola aprendente, que aprende e ensina, dando satisfação a comunidade escolar: alunos, famílias, diretores, professores, pscopedagogos, psicólogos, orientações, supervisores escolares e todas as demais forças vivas que entregam os serviços auxiliares da instituição escolar, oferecendo educação de qualidade. Assim sendo, fica evidente de que não cabe ao professor de cada componente curricular criar os temas dos projetos a serem devolvidos, tendo em vista que não tem sentido algum para os alunos o receber suas tarefas já prontas, “perfeitas e acabadas”. Os discentes devem com a orientação do professor de cada desenho curricular eleger os temas que serão pesquisados, e portanto, tem inicio assim a fase de pesquisa, a formulação dos assuntos aprendidos e por último, a apresentação e daí a avaliação do trabalho propriamente dito, onde o alunado é o centro da construção do seu saber.

................................

*Endereço para acessar este CV:

http://lattes.cnpq.br/5755291797607864

CBP – REPRESENTANTE REGIONAL PARAÍBA

http://www.cobrpsi.org/regionais/

ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL

http://www.academialetrasbrasil.org.br/albparaiba.htm

RECANTO DAS LETRAS

http://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=65161

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 29/10/2012
Código do texto: T3958822
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.