AFLIÇÕES DE PROFESSOR II

A GERAÇÃO DAS NOTAS

NA MAIORIA DAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS A AVALIAÇÃO É FEITA EM QUATRO UNIDADES, ONDE EM CADA UMA DELAS, O ALUNO TEM QUE ATINGIR NOTA 5,0. NO FINAL DO ANO, A MÉDIA ARITMÉTICA DESSAS QUATRO NOTAS APROVA ESSE ALUNO QUANDO ESTA É MAIOR OU IGUAL A 5,0. COM O OBJETIVO DE TORNAR A AVALIAÇÃO MAIS DINÂMICA E COMPLETA, ESSA AVALIAÇÃO É COMPOSTA POR PROVA ESCRITA, TRABALHO DE PESQUISA OU SEMINÁRIO E PARTICIPÇÃO /COMPORTAMENTO. ALÉM DESSAS QUE COMPOEM A AVALIAÇÃO, AS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO DETERMINAM A APLICAÇÃO DE ATIVIDADES EXTRACURRICULARES COMO: PROJETO DE COMBATE ÀS DROGAS, PROJETO SÃO JOÃO, DESFILE CÍVICO, GINCANA ESTUDANTIL ENTRE OUTROS. ESSAS ATIVIDADES SÃO PONTUADAS (2,0 PONTOS) PARA ATRAIR A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS.

NÃO PRECISA SER UM MATEMÁTICO PARA CONSTATAR QUE UM ALUNO QUE PARTICIPA DE UM “PROJETO” (2,0) E FAZ TODAS AS ATIVIDADES EM SALA (1,0) MAIS UM TRABALHO SOLICITADO (2,0), JÁ TEM NOTA 5,0 E NÃO PRECISA - NO ENTENDIMENTO DELES - MAIS ESTUDAR, ISTO É, NÃO PRECISA APRENDER! ESSE ALUNO, INFELIZMENTE, NÃO SE IMPORTA EM TIRAR NOTA 0,0 NA PROVA PORQUE PARA ELE O QUE IMPORTA É A NOTA E ELE JÁ A TEM!

CONSIDERO TODOS OS ESFORÇOS PARA MELHORAR NOSSA EDUCAÇÃO PLAUSÍVEL. ACREDITO QUE É MUITO INTERESSANTE APLICAR NA AVALIAÇÃO DO ALUNO ATIVIDADES DIVERSIFICADAS. MAS NESSE MOMENTO, TODAS ESSAS ATIVIDADES ESTÃO "FACILITANDO"A APROVAÇÃO, FORMANDO A “GERAÇÃO DA NOTA”, QUE AUMENTAM E MELHORAM AS ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO NOSSO PAÍS MAS, VERGONHOSAMENTE, NOS MOSTRAM NÍVEIS PÍFIOS DE APRENDIZAGEM.

QUANDO VEMOS JOVENS SE CONTENTANDO E SE VANGLORIANDO COM NOTA 5,0, FICAMOS IMAGINANDO QUE TIPO DE FUTURO PODEMOS ESPERAR. ESSA NOVA GERAÇÃO NÃO QUER APRENDER, BASTA SER APROVADO. ENTÃO VEMOS BONS E MAUS ALUNOS DEIXANDO DE APRENDER, PEGANDO UM "ATALHO" PARA A VIDA PROFISSIONAL. ENTRANDO NO MERCADO DE TRABALHO DESPREPARADOS PSICOLOGICA E PROFISSIONALMENTE. EM DECORRÊNCIA DA FALTA DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL SÃO MAL PAGOS E NÃO TÊM PERSPECTIVA DE MUDANÇA, POIS É MUITO DIFÍCIL RETOMAR OS ESTUDOS DEPOIS DE ASSUMIR UM TRABALHO E, EM SUA MAIORIA, UMA FAMÍLIA PARA SUSTENTAR.

PORTANTO, ESSE É MAIS UM PROBLEMA DA NOSSA EDUCAÇÃO: INCUTIR NOS ALUNOS E EM NOSSA PRÁTICA PEDAGÓGICA A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM, DO QUANTO APRENDER É INFINITAMENTE MAIS IMPORTANTE QUE OBTER NOTA PARA A APROVAÇÃO, POIS DESSA APRENDIZAGEM DEPENDE TODO O SEU FUTURO.