A História da Mulher na Sociedade

“Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores”, Naquele tempo Cora Coralina já despontava com sua força e coragem para enfrentar os desafios que a vida lhe impunha e, como as grandes mulheres que fizeram história, soube enfrentar seu destino e cumprir sua sina, pois bendita seja a mulher que ousou e ousará levantar a cabeça e seguir adiante, pois a mulher é uma fortaleza e com sua força constrói conhecimentos, sabedoria e maturidade e ainda deixa de exemplo a seus filhos todo amor que foi capaz de semear.

O dia 08 de março faz referencia ao fatídico episódio ocorrido em 1857, quando aproximadamente 130 mulheres morreram carbonizadas desumanamente, por reivindicarem melhores condições de trabalho, mas somente em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem a todas as mulheres que morreram na fábrica, em 1857. No entanto, somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas). Ao ser instituída a homenagem não se pretendia apenas comemorar, mas discutir o papel da mulher na sociedade atual.

No Brasil, Podemos citar a data 24 de fevereiro de 1932 como marco referencial histórico na história da mulher brasileira, pois nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Muito foi conquistado, pois muitas mulheres ousaram enfrentar o atraso social e conquistar seu espaço, como fez Chiquinha Gonzaga ao contrariar o marido, o pai e toda a sociedade, para ter o direito de cantar suas músicas. Anita Garibaldi, companheira do líder revolucionário Giuseppe Garibaldi, foi um exemplo de mulher corajosa e forte. Lutou ao lado do marido na Guerra dos Farrapos; e ainda a mais ilustre delas: Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Gonzaga de Bragança, a Princesa Isabel. Tornou-se a herdeira do trono brasileiro, após a morte prematura do irmão mais velho. Teve importância para a História do Brasil ao assinar a Lei Áurea em 1888, que aboliu a escravidão no país.

No Piauí não foi diferente, inúmeros são os exemplos de mulheres notáveis que se destacaram pela ousadia de ousar. Jovita Feitosa raspou os cabelos, meteu-se numa farda de voluntário e foi servir o Brasil nas trincheiras do exercito. Descoberta, sua coragem serviu de exemplo e a jovem cearense, residente em Jaicós percorreu o país, recebida com aplausos. Tornou-se símbolo da coragem feminina.

Amélia de Freitas Beviláqua enfrentou o preconceito de intelectuais encastelados na Academia Brasileira de Letras. Em 1930, candidatou-se à vaga de Alfredo Pujol, mas foi derrotada pela hipocrisia dos imortais. Deixou uma bela história de luta em favor da inteligência.

Na década de 1950, a Câmara Municipal de Teresina recebia a primeira mulher eleita vereadora. Maria Guadalupe Lopes Lima que exerceu seu mandato na segunda legislatura, compreendendo o período de 1954 a 1955, reelegendo-se para novo mandato, que se estendeu até 1959.

Na Assembleia, a primeira mulher a exercer mandato de Deputada Estadual foi Josefina Ferreira Costa, iniciando carreira em 1971.

Destaca-se ainda o papel da jornalista Anunciação Carvalho, corajosa, que dirigiu com afinco o Jornal O Liberal; Iracema Santos Rocha, que rompeu preconceito candidatando-se à Prefeitura de Teresina. Elvira Raulino e Judith Santana, Cristina Leite e Firmina Sobreira, grandes educadoras.

Consagrando essa luta, destaque especial para a Desembargadora Eulália Maria Ribeiro Gonçalves do Nascimento Pinheiro, primeira mulher a presidir o Judiciário.

Todas elas e tantas outras seguiram e continuam seguindo seu destino, construindo a história da mulher na sociedade brasileira.

Aplausos a todas as mulheres que já partiram, mas deixaram um legado na historia da sociedade e que ele possa servir de referência à tantas mulheres que ainda baixam suas cabeças e aceitam submissas muitas coisas que ainda acontecem em nossa sociedade, que elas possam abrir seus olhos e vislumbrar um futuro promissor, com coragem e determinação.

Às que continuam lutando! Parabéns! Vocês são frutos de suas escolhas. Parabéns a todas Nós,corajosas mulheres do Piauí e do Brasil.

Maria Nilza Oliveira de Carvalho é professora e escritora.

Titular da Academia de Ciências do Piauí

Maria Nilza
Enviado por Maria Nilza em 05/03/2013
Código do texto: T4172929
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.